Exército estará na cidade para orientação e conscientização contra o Aedes Aegypti

Exército estará na cidade para orientação e conscientização contra o Aedes Aegypti

Webmaster 12/02/2016 - 09:54
Por determinação da presidente da República a Campanha Zika Zero conta com esforços das Forças Armadas em todo o país. Presença dos soldados imporá maior respeito e seriedade no combate ao mosquito e na mudança de hábito da população



Cerca de 30 homens do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Pirassununga [SP] estarão em Descalvado sob o comando do capitão Matheus Cavalcante de Sá, para uma mobilização popular no combate à proliferação do Aedes Aegypti, dentro da Campanha Zika Zero, do Ministério da Educação [MEC], seguindo a determinação da presidente da República, Dilma Rousseff, de envolver esforços das Forças Armadas em todo o país, nesta luta.

Descalvado teve confirmado até a última semana nove casos de infecção por Dengue e, embora a Saúde Municipal esteja munida de medicamentos para tratamento da doença a batalha é evitar que o transmissor nasça, pois além da Dengue transmite Zika Vírus e a Chikungunya.

Por volta das 10h deste sábado o capitão Sá estará na Rádio Regional FM para uma entrevista ao vivo sobre a presença e o trabalho do destacamento militar em Descalvado. Neste momento os soldados estarão andando pela região central da cidade e conversando com a população, acompanhados da equipe do Controle de Vetores e de agentes comunitários que também farão a entrega de um folheto explicativo.

No período da tarde, os homens do Exército e a Equipe de Controle de Vetores da Prefeitura estarão fazendo uma visitação de casa em casa no Bairro Santa Cruz das Almas. Segundo o chefe Seção de Vigilância em Saúde, Silvio Donizetti Franceschini, todas as primeiras incidências de infecção por Dengue têm sido registradas neste bairro, sem um motivo específico aparente, mas será o primeiro a receber a presença do exército.

A Campanha percorre todo o país, na região de Descalvado o 13º Regimento do Exército atenderá ainda mais sete cidades, para as quais foram designados um destacamento com seus respectivos comandantes. Esta é uma parceria entre os governos Federais, Estaduais e Municipais envolvendo as Secretarias de Saúde, Educação e Obras com a participação das Forças Armadas.

De 15 a 19 de fevereiro, os soldados farão a visitação casa a casa no período da manhã, das 7 às 13h, em pontos estratégicos, onde já ouve casos de infecção de Dengue e haverá uma equipe da Frente de Trabalho, com caminhões e supervisão do setor de Obras Municipal para recolher possíveis criadouros das casas, visto que no Mutirão Regional do dia 30 de janeiro, por erro na divulgação os moradores colocaram nas calçadas lixo de todo tipo e apenas 20% indicou possível criadouro. Teme-se que em muitos quintais ainda haja recipientes e situações propícias ao desenvolvimento da larva do mosquito.

No período da tarde o exército estará nas escolas para a mobilização dos professores e alunos que consequentemente levarão os conhecimentos para dentro de casa, para parentes, amigos e vizinhos.

O destacamento do Exército estará com a sua base montada na EMEF Coronel Tobias [Grupo Escolar] que facilitará a locomoção para a região central e demais pontos estratégicos.

Mutirão de limpeza começou nas próprias organizações militares
Esta é a segunda etapa da ação de mobilização das Forças Armadas, dentro do plano de enfrentamento do Ministério da Defesa e das Forças Armadas no combate ao mosquito que prevê a mobilização de 220 mil homens e mulheres [160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea], que atuarão neste sábado em 356 municípios, incluindo todas as capitais e as cidades consideradas endêmicas pelo Ministério da Saúde.

A terceira etapa é a que acontecerá na semana do dia 15,quando 50 mil militares estarão diretamente envolvidos no combate ao mosquito fazendo a visitação domiciliar.

A primeira etapa desta mobilização terminou no dia 04 de fevereiro, quando a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo acompanharam trabalhos dos militares para eliminar o mosquito no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília [DF].

O mutirão de limpeza foi feito nas 1,2 mil organizações militares espalhadas por todo o Brasil com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados necessários contra o mosquito, além de eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes nestes locais.

Logo do Facebook Deixe seu comentário