Primeiríssima Infância retoma a formação de profissionais em 2016

Primeiríssima Infância retoma a formação de profissionais em 2016

Webmaster 12/02/2016 - 17:42
Programa busca melhorar as condições de vida das crianças de zero a três anos de idade oferecendo melhores oportunidades de desenvolvimento, com ações de atenção integral e efetiva durante a gravidez, nascimento e pós-parto



Em 2014, Descalvado - juntamente com mais cinco cidades da região - foi contemplado para fazer parte do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com o Estado. Esse Programa visa gerar ações integradas entre Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para a qualificação do atendimento e o cuidado à criança de zero a três anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.

No ano passado o município encaminhou profissionais das três áreas envolvidas para duas formações: 1- Formação em Pré-Natal, Puerpério e Amamentação: Práticas Ampliadas e, 02-Educação Infantil, reeditando essa capacitação para o maior número de pessoas possíveis da comunidade.

Neste ano de 2016 está prevista mais duas capacitações. A primeira está marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de São Carlos, na sede da FESC [Fundação Educacional São Carlos], localizada no Campo do Rui – Vila Nery. O tema será “Grupo de Famílias Grávidas e Crianças de Zero a Três Anos”.

O Programa busca melhorar as condições de vida das crianças pequenas e oferecer a elas as melhores oportunidades de desenvolvimento, com ações de atenção integral e efetiva durante a gravidez, nascimento, pós-parto e cuidado até os 3 anos de idade pelos serviços de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

De acordo com as psicólogas articuladoras do Programa no município, Josi Marineli [NASF] e Drieli Rosalino [CRAS] a capacitação dos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social é feita para que eles informem as pessoas sobre a importância do estímulo, do cuidado e vínculo emocional durante os três primeiros anos de vida da criança, bem como estimular e desenvolver a governança local para construir políticas públicas eficazes, que tornem a promoção do Desenvolvimento na Primeiríssima Infância uma prática sustentável e de qualidade.

Além dessa primeira formação de 2016 haverá uma segunda: ‘Formação em humanização do parto e nascimento’, com data a ser agendada até meados de setembro e a 2ª Semana do Bebê, que provavelmente ficará para depois das eleições de outubro.

200 profissionais participaram da 1ª capacitação
A primeira formação em 2015 contou com a participação de 200 profissionais da rede municipal, com a presença do formador Dr.º Marcos Davi dos Santos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que orientou a construção de um plano de ação no munícipio.

A missão desta formação foi a de ampliar o olhar sobre os aspectos físicos/ biológicos com igual importância quanto os emocionais e sociais; incentivar a importância do pai no acompanhamento da gestação, nos cuidados com o bebê e na estimulação; atenção redobrada às adolescentes grávidas; a diferenças entre os sintomas de tristeza, comuns no puerpério, de depressão e psicose, mais raros, porém que podem ser identificados e tratados.

Os profissionais também tiveram acesso à importância do vínculo no desenvolvimento infantil e da função materna e paterna; a importância da amamentação que nutre o corpo e a mente do bebê; de que o desmame não pode ser improvisado e que as intervenções da rede municipal devem ser feitas a partir do que existe e não do que falta.

Logo do Facebook Deixe seu comentário