Campanha contra o Zika Vírus continua nas escolas e de casa em casa

Campanha contra o Zika Vírus continua nas escolas e de casa em casa

Webmaster 18/02/2016 - 15:22
Ação iniciada no último sábado em 16 cidades da região com a presença do Exército Brasileiro inicia a segunda e terceira etapa até o fim desta semana



Dando continuidade à campanha Nacional Zika Zero, com o marco inicial em 16 cidades da região no último sábado, 13, incluindo Descalvado, homens do destacamento do 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada do Exército de Pirassununga [13º RC MEC] continuam na cidade para a segunda etapa da campanha: palestras nas escolas e visitação casa a casa com acompanhamento da Equipe de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde. As palestras e as visitas terminam na sexta-feira, 19.

No último sábado, 34 soldados comandados pelo capitão Matheus Cavalcante De Sá, com base montada na EMEF Coronel Tobias, estiveram fazendo orientação e conscientização pessoal na região central da cidade, nos comércios, nas praças e de casa em casa, com a entrega de um folheto explicativo sobre o combate e a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, por determinação do Governo Federal, com o intuito de barrar o crescente número de casos de Dengue e agora Zika Vírus e Febre Chikungunya em várias regiões.

Descalvado está com nove casos de Dengue confirmados e cerca de 30 em espera de resultado da sorologia e nenhum das demais doenças.

Os soldados foram divididos em equipes para atuarem em vários pontos da região central e a recepção da população foi muito boa, principalmente com relação a esclarecimentos e orientações pouco frisadas: vistorias nas calhas, bandejas de geladeira e de ar condicionado, vaso sanitário com pouco uso, lonas que cobrem objetos ou entulhos e plantas que acumulem água em seu interior.

Outras dicas já conhecidas: manter a caixa d´água vem fechada com tela no ladrão; colocação de areia nos pratos das plantas até a borda; manter garrafas vazias com a boca virada pra baixo; pneus devem ser guardados em locais cobertos; piscinas ou fontes devem ter aplicação de produtos químicos apropriados e não deixar o ralo do banheiro aberto. Essas são as principais dicas.

Conscientização e orientação nas escolas e nas casas
Nesta quinta-feira, 18, os soldados e equipe de agentes de saúde municipais estarão em várias escolas, em vários horários para palestras de conscientização Às crianças, jovens e adolescentes.

A EMEF Prof. Francisco F.F. da Cunha recebe o Exército às 9 e às 14h; no mesmo horário haverá uma equipe na EMEF profª Edna Maria do A. Marini. O Sesi escola terá palestras às 10 e 15h; Colégio objetivo será às 11 e 16h.

Na sexta-feira, 19, as EMEFs Caic dr. Cid Muniz Barreto e EMEF proª Maria Sylvia T. de Marco receberão a visita e palestra do Exército às 9 e 14h; na EE Prof. Luciano Ivo Tognetti a palestra será às 10 e 16h e, na EMEF profª Thereza dos Anjos Puoli a palestra será às 11 e 15h.

Desde terça-feira, 16, também está acontecendo a visitação casa a casa de ambas as equipes do Exército e Controle de Vetores para a conscientização e busca de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti, das 7 às 11h e das 13 às 17h. O casa a casa está sendo direcionado para pontos estratégicos onde foram registrados casos suspeitos de Dengue, começando pelo Parque Morada do Sol. A Prefeitura Municipal pede a colaboração de todos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário