Vacinação contra a gripe começa em maio

Vacinação contra a gripe começa em maio

Webmaster 19/02/2016 - 09:01
Já está pronto o cronograma da Campanha de Vacinação de Prevenção de Influenza [Gripe] no município. A Secretaria Municipal de Saúde divulga a data do Dia “D”, como sendo dia 07 de maio, sábado, das 8 às 17h, no Centro de Saúde do centro, Vital Brasil e Postos de Saúde da Família [PSF].

Serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, crianças com menos de dois anos [de 06 meses a 01 ano e 11 meses e 29 dias], gestantes e puérperas [mulheres que tiveram bebê recentemente], e pessoas com doenças crônicas.

Estarão aplicando a vacina os PSFs Santa Cruz, Colonial, São Sebastião, Jardim Albertina/ Parque Milênio, Morada do Sol e Tamanduá, além do Cento de Saúde II – centro da cidade.

Gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A vacina não provoca a gripe
A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, mas não é uma contraindicação.

Contágio
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, usar lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.

Logo do Facebook Deixe seu comentário