Lei que cria Guarda Municipal será enviada à Câmara de vereadores

Lei que cria Guarda Municipal será enviada à Câmara de vereadores

Webmaster 22/02/2010 - 15:26
Em reunião no Palácio do Povo, o prefeito Luís Antonio Panone recebeu o comandante da Guarda Municipal de São Carlos, capitão do Exército João Luiz Tozzato, para que ele fizesse uma explanação sobre o funcionamento da corporação daquela cidade e sistema de monitoramento do comércio. O projeto de lei que cria a Guarda está no Departamento Jurídico da prefeitura, para ser elaborado, e deverá ser encaminhado ao Legislativo nos próximos dias.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal descalvadense, Luiz Carlos Rosa Vianna; os vereadores Sebastião José Ricci (PP), Marco Antonio Galetti e Gilson dos Santos Rodrigues, ambos do PT; o presidente da Acid (Associação Comercial e Industrial), José Alberto Bonani; o comandante do Destacamento local da PM, capitão Luiz Sérgio Mussolini Filho; e a diretora de Administração da prefeitura, Maria Ângela Fulino de Souza.

Na semana passada, um grupo de trabalho foi até a cidade de São Carlos conhecer o funcionamento da Guarda Municipal. Com base em estudo levantado pela diretora Maria Ângela, foi apresentada uma planilha de custos visando à criação de um destacamento em Descalvado.

No início da reunião, o prefeito Panone fez uma breve apresentação do que foi discutido na primeira reunião de trabalho. Um dos pontos convergentes entre a o chefe do Executivo e o capitão Tozzato diz respeito à desnecessidade dos guardas locais trabalharem armados, assim como em São Carlos.

O capitão Tozzato citou como exemplo o que aconteceu em uma cidade paulista, em que um guarda atirou num suspeito e será levado a júri popular. “Se condenado, terá de cumprir a pena em presídio comum, já que não existem penitenciárias voltadas exclusivamente para guardas municipais”. Para o comandante, a Guarda deve agir como parceira da Polícia Militar, trabalhando na prevenção e informação.

De acordo com o capitão são-carlense, “manter a Segurança é um dever de todos – município, estado e União. Dentro do conceito de Segurança integrada, não basta o envolvimento apenas da polícia, mas também do Poder Público e sociedade como um todo. É preciso atividades de esporte e lazer para a comunidade”.

O prefeito Panone disse que a prefeitura vem fazendo a sua parte e está atenta à questão da segurança. “Nós trocamos toda a iluminação da cidade; estamos monitorando todas as escolas; vamos levar mais programas esportivos para os bairros, como o ‘Esporte Social’, do governo do Estado; e agora vamos investir na Guarda”.

Monitoramento – Panone também propôs ao presidente da Acid, Beto Bonani, uma parceria para a criação de um sistema de monitoramento das ruas do comércio, por câmeras de vídeo, computadorizado, assim como acontece nas escolas locais. O dirigente viu a ideia com bons olhos, e deverá levá-la ao conhecimento dos associados. Também será marcada uma audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir o tema Segurança.


Logo do Facebook Deixe seu comentário