Grupo Cultural Galhofas inaugura seu “Espaço Cultural”

Grupo Cultural Galhofas inaugura seu “Espaço Cultural”

Webmaster 04/03/2016 - 00:21
O Grupo Galhofas juntamente com a AACC [Associação Artística Cultural de Descalvado] tem o imenso prazer em convidar toda a população para a inauguração do “Espaço Cultural Galhofas”.

O Espaço Cultural Galhofas oferecerá aulas semanais de Teatro, Dança, Musicalização, Desenho e Circo, além de apresentações artísticas uma vez no mês, aos finais de semana.

O Espaço se sustentará com uma pequena contribuição dos que tem interesse em usufruir do mesmo, além e eventos mensais ou bimestrais para que possamos investir cada vez mais em nossa infraestrutura e na Cultura de Descalvado.

A inauguração será nesta sexta-feira, 04 de março, a partir das 19h30, na Rua Coronel Rafael Tobias, 1243, Jardim Belém.

Histórico do Grupo Galhofas
O Grupo Galhofas 2004 nasceu em Descalvado, interior do estado de São Paulo, quando alguns jovens que faziam aulas de teatro, juntos, decidiram fundar um grupo e se aprimorarem em tal arte como sua profissão. O primeiro trabalho montado foi Saltimbancos, que se apresentou em escolas e em alguns eventos de sua cidade, aos poucos outros espetáculos foram sendo construídos e nesse momento, o grupo começava a viajar e ganhar espaços em suas cidades vizinhas.

A principal dificuldade encontrada durante esse período era em ter referências de outras produções artísticas, a produção desse tipo de trabalho em sua cidade era quase nula, os jovens tinham que por vezes, viajar pra São Carlos, Araraquara e outros municípios da região para alimentarem suas referências.

Por volta de 2008, eles decidem cursar faculdades e vão cada um, para um caminho, mas mantendo vivo o Galhofas. Felipe Casati muda para a cidade de Uberlândia/MG, onde cursou faculdade de Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia, onde agrega ao Grupo Felipe Braccialli e Tatiane Oliveira, também formados pelo Curso de Teatro da UFU; Ana Carolina Costa cursa Artes Visuais na UNICAMP e César Mazari Teatro na Barão de Mauá, e, no início de suas formações acadêmicas montam o espetáculo SÓ.

SÓ aborda a linguagem do palhaço, linguagem essa que os integrantes investigaram desde o início de sua; e foi o espetáculo com que o Grupo Galhofas mais circulou em sua cidade, Descalvado e região. SÓ também venceu o Mapa CulturalPaulista-Araraquara, ficando em segundo lugar, posteriormente, Galhofas venceria o Mapa Cultural Paulista-Araraquara em primeiro lugar com o espetáculo A Sopa de Pedra, que também se inspira na linguagem clownesca.

Em seus últimos seis anos foi investigado a linguagem do teatro do absurdo, com a encenação do espetáculo O Defunto que circulou por vários festivais e colecionou alguns prêmios, entre eles: melhor direção, melhor figurino, melhor iluminação. Após O Defunto, visto algumas experiências pessoais de integrantes do Galhofas, o Grupo resolve abarcar a construção de dois novos espetáculos Cadê o Pássaro que Estava Aqui?, e O Ritmo da Chuva, ambos apropriando da técnica do palhaço. Desta vez, os espetáculos contavam com um apoio de formação de seus atores, que passaram por oficinas de capacitação, disciplinas na faculdade, encontro nacional de palhaço e residência de clowns em hospitais.

O Galhofas é um grupo sediado em Descalvado/SP que cativa e faz parte da comunidade da cidade; lá, organiza a Mostra de Teatro Galhofas, que acaba de ganhar seu primeiro PROAC de fomento, depois de três edições, as quais trouxeram espetáculos de todo o Brasil para enriquecer a cultura da cidade; assim, também, procura expandir seu público para outros estados do país e fora dele, completando nossos primeiros dez anos de grupo.

Agora o Grupo Galhofas prepara-se para dar um grande passo: ter sua sede em Descalvado, o Espaço Cultural Galhofas.
Logo do Facebook Deixe seu comentário