Descalvado sai na frente e fará vacinação contra raiva

Descalvado sai na frente e fará vacinação contra raiva

Webmaster 04/03/2016 - 10:50
Em setembro de 2015, o município foi o único a realizar a imunização na zona rural, atingindo 38% da população de cães e gatos. São quase 10 mil animais somando-se com a área urbana




Descalvado já se prepara para realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos numa parceria da Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Agricultura, Faculdade Unicastelo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC], que este ano está fazendo um trabalho de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino. O dia “D” da vacinação está marcado para 12 de março, próximo sábado.

Serão 14 pontos fixos e quatro volantes utilizando-se de praças e escolas municipais durante todo o dia. Horários e locais programados estarão sendo divulgados no Facebook da Ouvidoria Municipal e sites de informação.

Nas duas últimas semanas uma equipe da Unicastelo, liderada pelo professor e coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Luciano Melo, e do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família]- da Secretaria Municipal de Saúde visitaram as escolas municipais para a entrega de um folheto informativo sobre a raiva e falaram da importância de vacinar os animais de estimação. Essa divulgação também contou com o apoio da empresa Royal Canin, responsável pela impressão de 4.000 folhetos, representada pelo aluno estagiário Fillipe Barros [5º ano de Medicina Veterinária].

Os alunos do 9º ano de Medicina Veterinária, Ivan Ap. Regiani, Simone Hruschka e Ingrid Saldanha, juntamente com o professor Melo e professora Thalita [Área Preventiva] falaram aos alunos para que transmitissem aos pais a necessidade da vacinação dos cães e dos gatos, pois a raiva é uma doença que pode ser transmitida ao homem pela saliva e mordida de um cão e de um gato que esteja doente e pode ser letal.

“A raiva é uma doença letal que a partir do momento, tanto o animal quanto o ser humano adquire não tem cura e nem tratamento. Se uma pessoa estiver com os sintomas e desenvolver a doença ou ela morre ou pode ficar em estado vegetativo”, explicou o professor. “A vacinação é preventiva e como em todas as outras campanhas de vacinação fazemos a prevenção”, completou.

“A Educação é uma das parceiras neste trabalho este ano e a Unicastelo que sempre esteve presente em nossas parcerias, estamos fazendo pela primeira vez a campanha nas escolas e agradecemos o apoio da iniciativa privada, através da Royal Canin”, disse a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli que esteve acompanhando as equipes durante a visita no CAIC.

Raiva no município
O município de Descalvado tem o vírus da raiva fazendo ronda, segundo o professor Melo, pois foram registrados surtos entre 2010 e 2011 com casos de raiva em bovinos e equinos. “Por isso precisamos fazer um tratamento preventivo para que o vírus não chegue aos centros urbanos”, avisou.

Ainda no ano passado, o setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Agricultura realizou a captura de morcegos suspeitos de estarem contaminados pela raiva em várias propriedades rurais e enviou para análise a cabeça de animais mortos com suspeitas da doença. O chamado para a captura de morcegos é constante.

Algumas regiões que tiveram incidentes são mantidas em sigilo a pedido dos proprietários para não criar uma situação de alarme. Os casos podem estar relacionados a animais negociados em outras regiões fora do município.

38% dos animais foram vacinados em 2015
Descalvado tem ao todo 9.042 animais, sendo 7.894 cães e 1.148 gatos e foi o único a realizar a imunização em 2015, na zona rural e por isso sai na frente para a imunização urbana. Até onde se sabe nenhum município conseguiu fazer a Campanha contra a Raiva em 2015.

Foram aplicadas 3.002 doses em cães e 868 doses em gatos resultando um total de 38% de imunização animal contra a raiva, no mês de setembro do ano passado, em toda área rural do município, por ser o habitat preferido dos animais transmissores da raiva, o morcego. É Importante lembrar que o município registrou casos de morte animal por raiva.

As épocas pré-determinadas para as imunizações são de agosto a setembro, mas o município não vai correr o mesmo risco do ano passado de faltar vacinas e como a Secretaria de Estado da Saúde reconheceu o esforço já liberou as vacinas para 2016, portanto a imunização acontece agora em março.

Educação para a saúde
A divulgação e educação sobre a importância da imunização nas escolas, para alunos do ensino básico [de 1ª à 5ª série] é um trabalho inédito no município. Cinco escolas receberam as equipes da Saúde e Unicastelo para orientação em salas de aulas. AEMEF do CAIC , no Parque Morada do Sol foi a primeira, com visita feita no dia 24 de fevereiro à sala de aula da professora Josiane Calza [4º ano].

O trabalho de educação para a saúde com as crianças é fundamental, por serem a base de formação e influência dentro da família, ensinando e cobrando dos adultos.

O médico veterinário tem um papel muito importante neste processo, pois mais de 80% das doenças animais são transmissíveis ao homem e o trabalho preventivo faz com que não sobrecarregue a medicina humana.

“Educando as crianças, este ano acredito que mais adultos trarão os cães e gatos para vacinarem, consequentemente teremos uma maior amplitude de proteção no município”, encerrou professor Melo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário