Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Campanha Zika Zero - Após visita do Exército, escolas desenvolvem programas de conscientização

11/03/2016

Vários bairros com suspeitas de infecção receberam a visitação casa a casa com o acompanhamento da Equipe de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica

A participação do município na Campanha Nacional Zika Zero [Ministério da Saúde] realizada de 13 a 19 de fevereiro, com a participação e apoio das Forças Armadas, além da conscientização, orientação popular e visitação casa a casa levou para 14 escolas da rede pública e privada palestras para que as crianças sejam as multiplicadoras do combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. Muitas escolas programaram aulas específicas sobre a campanha até o final do ano.

Descalvado contou com a presença de soldados do 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada de Pirassununga [13º RC MEC], sob o comando do capitão Sá, que trouxe para o dia “D” da campanha [13/02] 34 homens que estiveram nas ruas centrais da cidade.

A Equipe de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica acompanhou os soldados na visitação em residências nos bairros sob bloqueio devido aos casos suspeitos de dengue: Santa Cruz das Almas, Jardim Albertina, Jardim do Lago e Parque Morada do Sol.

No último dia da campanha, 19/02, as escolas receberam orientações da equipe do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família].

O combate e o controle da proliferação do mosquito causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya depende muito da colaboração da população através da conscientização e educação para a saúde, e as crianças são os meios de difusão de uma nova cultura junto aos adultos.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde agradecem a contribuição prestada pelos soldados do 13º RC MEC de Pirassununga, nesta campanha realizada em Descalvado e continua a pedir para que a população também faça a sua parte nesta luta.


Presença do Exército para o combate e orientação sobre o Aedes Aegypti; Conscientização nas escolas também começa pelos ´pequeninos´

Após as palestras da Campanha Zika Zero cada escola fez sua programação e planejamento de continuidade ao combate ao Aedes Aegypti. O Maternal II A, da CEI Gustavo Sicchiroli Guimarães, da profª Marcele Martins Provinviatti vem realizando a exibição de vídeo e clipes educativos, leitura de texto informativo sobre a dengue e observação das imagens do Aedes Aegypti, roda de conversa sobre o que se pode fazer para evitar a proliferação do mosquito e a entrega de uma plaquinha com mensagem para a família.

Esta programação tem o objetivo de Identificar o mosquito transmissor, reconhecer os sintomas do dengue, conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue, reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde, prevenir doenças e acabar com a proliferação do mosquito.

A mesma programação foi seguida pela profª Vera Lúcia dos Reis Agostinho do Maternal II B.

A profª Cristiane, do Berçário 2 – manhã – fez uma dramatização sobre as doenças causadas pelo mosquito e seus sintomas, através da confecção lúdica de um mosquito com colher de pau onde as crianças manusearam o objeto.

A profª Rosilene do Maternal II C apresentou um cartaz da dengue conversando com os alunos, explicando como ocorre o nascimento do mosquito. Com o uso de massinha de modelar, a proposta foi de as crianças modelarem o que acharam mais importante durante a explanação da professora.

No Maternal I, a profª Cláudia Menendes, através de uma roda de conversa com as crianças também fez o trabalho da ´colher de pau´ com E.V.A. representando o mosquito e os perigos de tê-lo por perto. Também falou o que a família deve fazer em casa para evitar a proliferação do mosquito, além de pedir que enviassem à creche os materiais recicláveis sem uso.

A apresentação foi encerrada com pintura a dedo e giz de cera em papel kraft para apresentação em outras salas de aulas.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados