Campanha Zika Zero - Após visita do Exército, escolas desenvolvem programas de conscientiz

Campanha Zika Zero - Após visita do Exército, escolas desenvolvem programas de conscientização

Webmaster 11/03/2016 - 10:51
Vários bairros com suspeitas de infecção receberam a visitação casa a casa com o acompanhamento da Equipe de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica

A participação do município na Campanha Nacional Zika Zero [Ministério da Saúde] realizada de 13 a 19 de fevereiro, com a participação e apoio das Forças Armadas, além da conscientização, orientação popular e visitação casa a casa levou para 14 escolas da rede pública e privada palestras para que as crianças sejam as multiplicadoras do combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. Muitas escolas programaram aulas específicas sobre a campanha até o final do ano.

Descalvado contou com a presença de soldados do 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada de Pirassununga [13º RC MEC], sob o comando do capitão Sá, que trouxe para o dia “D” da campanha [13/02] 34 homens que estiveram nas ruas centrais da cidade.

A Equipe de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica acompanhou os soldados na visitação em residências nos bairros sob bloqueio devido aos casos suspeitos de dengue: Santa Cruz das Almas, Jardim Albertina, Jardim do Lago e Parque Morada do Sol.

No último dia da campanha, 19/02, as escolas receberam orientações da equipe do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família].

O combate e o controle da proliferação do mosquito causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya depende muito da colaboração da população através da conscientização e educação para a saúde, e as crianças são os meios de difusão de uma nova cultura junto aos adultos.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde agradecem a contribuição prestada pelos soldados do 13º RC MEC de Pirassununga, nesta campanha realizada em Descalvado e continua a pedir para que a população também faça a sua parte nesta luta.


Presença do Exército para o combate e orientação sobre o Aedes Aegypti; Conscientização nas escolas também começa pelos ´pequeninos´

Após as palestras da Campanha Zika Zero cada escola fez sua programação e planejamento de continuidade ao combate ao Aedes Aegypti. O Maternal II A, da CEI Gustavo Sicchiroli Guimarães, da profª Marcele Martins Provinviatti vem realizando a exibição de vídeo e clipes educativos, leitura de texto informativo sobre a dengue e observação das imagens do Aedes Aegypti, roda de conversa sobre o que se pode fazer para evitar a proliferação do mosquito e a entrega de uma plaquinha com mensagem para a família.

Esta programação tem o objetivo de Identificar o mosquito transmissor, reconhecer os sintomas do dengue, conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue, reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde, prevenir doenças e acabar com a proliferação do mosquito.

A mesma programação foi seguida pela profª Vera Lúcia dos Reis Agostinho do Maternal II B.

A profª Cristiane, do Berçário 2 – manhã – fez uma dramatização sobre as doenças causadas pelo mosquito e seus sintomas, através da confecção lúdica de um mosquito com colher de pau onde as crianças manusearam o objeto.

A profª Rosilene do Maternal II C apresentou um cartaz da dengue conversando com os alunos, explicando como ocorre o nascimento do mosquito. Com o uso de massinha de modelar, a proposta foi de as crianças modelarem o que acharam mais importante durante a explanação da professora.

No Maternal I, a profª Cláudia Menendes, através de uma roda de conversa com as crianças também fez o trabalho da ´colher de pau´ com E.V.A. representando o mosquito e os perigos de tê-lo por perto. Também falou o que a família deve fazer em casa para evitar a proliferação do mosquito, além de pedir que enviassem à creche os materiais recicláveis sem uso.

A apresentação foi encerrada com pintura a dedo e giz de cera em papel kraft para apresentação em outras salas de aulas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário