Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Acontece neste sábado o dia “D” da vacinação contra a raiva

11/03/2016

Estima-se a vacinação de mais de 5.000 animais entre cães e gatos, de um total de quase 10 mil animais. Em 2015 Descalvado realizou a vacinação em área rural

Acontece neste sábado, dia 12, o dia “D” da Campanha Contra a Raiva Animal numa parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Estadual, Agricultura e Unicastelo. Serão 14 pontos de vacinação espalhados pela cidade e mais dois pontos volantes que estrão vacinando os animais nas casas, conforme a necessidade.

Como Descalvado foi o único município da região da DRADS de Araraquara [Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social] a realizar a vacinação em área rural no ano passado, atingindo 38% dos animais do município, agora é a vez da vacinação dos animais da área urbana que representam os 62% restantes da população de cães e gatos. Estima-se vacinar mais de 5.000 animais.

Este ano a Secretaria de Saúde Municipal inovou e numa parceria com a SEEC [Secretaria Municipal de Educação e Cultura] realizou um trabalho de conscientização, orientação e chamamento para a campanha, dentro das escolas municipais, levando uma equipe de alunos da Unicastelo, coordenada pelo professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Luciano Melo.

A meta é que as crianças chamem a atenção dos pais para a necessidade de imunização dos animais domésticos contra a raiva animal, pois Descalvado tem registros de casos de mortes em áreas rurais de animais contaminados pela doença. A raiva é transmitida ao homem pelo contato da saliva do cão e do gato e da mordida. A doença é letal em pouco tempo.

O proprietário que não tiver como levar seu animal até um dos locais de vacinação deve deixar os dados e endereço para que uma equipe volante de vacinação vá até o local. Segue abaixo a tabela dos locais de vacinação.

Orientações
*A primeira dose da vacina contra raiva deve ser dada aos 3 meses de idade, ou 6 meses de idade, caso a mãe seja vacinada com revacinação todo ano.

* Cadelas prenhas, próximo ao parto e animais doentes não são vacinados.

*os animais devem ser devidamente transportados e conduzidos aos locais de vacinação de forma segura, sem possibilidade de causar acidentes.

*Animais bravos e impacientes, além da coleira devem usar focinheira para evitar que ataque na hora da vacinação.

*Não será permitido levar vacinas para aplicar em casa.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados