Semana da Água – Semarh abre as portas para a visitação pública

Semana da Água – Semarh abre as portas para a visitação pública

Webmaster 17/03/2016 - 08:25
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992, quando também divulgou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a Declaração Universal dos Direitos da Água




O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água. Uma data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza oferece aos seres vivos e que são tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida

A SEMARH, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em comemoração a este bem natural estará aberta à visitação pública para os interessados. O secretário Valdecir Marcolino aproveita a oportunidade e também abre as portas do setor esclarecimentos de qualquer dúvida sobre o abastecimento de água e coleta de esgotos na cidade.

Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU - Organização das Nações Unidas - devem realizar atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.


Há mais de 20 anos
A ONU criou o Dia Mundial da Água em 1992, quando também divulgou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a Declaração Universal dos Direitos da Água.

O texto discorre sobre as sugestões, medidas e informações necessárias para a solução dos problemas do uso da água, considerando-a um bem perecível, e busca despertar a consciência ecológica dos povos e dos governos para a questão hídrica.
A água é o recurso mais abundante no planeta Terra, porém, apenas 0,007% estão disponíveis para o consumo humano. O restante é constituído por águas salgadas, geleiras e águas subterrâneas de difícil captação. O Brasil é privilegiado em recursos hídricos, com 12% da água doce do mundo. Entretanto, a escassez de água potável, que é hoje um problema crônico em diversas regiões do mundo, está gerando alertas também no nosso país.

70% da água doce estão na região Norte
É importante saber que cerca de 70% da água doce do Brasil estão concentradas na região Norte, a menos populosa, enquanto que as regiões Nordeste e Sudeste, com alta população, dispõem de pouca água. O risco de desabastecimento em larga escala é uma ameaça não somente em áreas tradicionalmente áridas, mas também nas grandes cidades. Num futuro próximo, a busca pela água será capaz de provocar disputas internacionais.

Esta visão de abundância, aliada à grande dimensão continental do País, favoreceu o desenvolvimento de uma consciência de inesgotabilidade, isto é, um consumo distante dos princípios de sustentabilidade1 e sem preocupação com a escassez.

A elevada taxa de desperdício de água no Brasil, 70%, comprova essa despreocupação. A oferta gratuita de recursos naturais pela natureza e a crença de sua capacidade ilimitada de recuperação frente às ações exploratórias, contribuiu para essa postura descomprometida com a proteção e o equilíbrio ecológico.

Cotidianamente, diversos são os exemplos de desperdício e despreocupação, como escovar os dentes com a permanência da torneira aberta; lavagem de ruas e calçadas com jatos d’água “vassoura hidráulica”, lavagem de veículos com água tratada, o uso de válvulas sob pressão nas descargas dos vasos sanitários; o despejo das águas servidas de banho e lavagens em geral, sem a preocupação com a racionalização de consumo e/ou reuso.

Poluição limitará a água potável
O meio ambiente é formado, dentro de uma visão simplificada, pelo solo, água e ar. Estes meios interagem sinergicamente entre si, significando que o resíduo descartado no solo, por exemplo, mais dia menos dia irá contaminar as reservas de água e o ar. Assim como, a decomposição dos resíduos descartados nos rios, originando substâncias tóxicas, pode atingir outros locais distantes da fonte poluidora, ampliando assim os danos da contaminação para o meio ambiente.

A relação do homem com o meio ambiente, baseada no indesejável tripé do descomprometimento, inesgotabilidade e irresponsabilidade, poderá consumar as previsões mais catastróficas quanto à escassez dos recursos naturais, sobretudo da água, inviabilizando dentro de poucos anos, a vida na Terra. Portanto, é fundamental a substituição por uma visão fundamentada nos princípios da sustentabilidade, racionalização e responsabilidade, dentro da qual, somos parte integrante do meio ambiente e, responsáveis pela proteção e pela elevação da qualidade de vida no Planeta.

Confira as dicas para ser um consumidor consciente:
1. Reutilize a água sempre que possível.
2. Programe a máquina de lavar de acordo com a situação real das roupas: só as muito sujas requerem dois enxágues. Procure também lavar todas as peças de uma única vez, na capacidade máxima da máquina.
3. No verão, evite regar as plantas entre 9 e 17 horas, quando o processo de evaporação é mais intenso. No inverno, regue em dias alternados.
4. Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos.
5. Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar.
6. Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa.
7. Procure não levar animais de estimação à praia porque eles transmitem doenças por meio da água ou da areia.
8. Verifique se o hidrômetro relógio de água de sua casa tem vazamentos.
9. Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor que demandam grande gasto de água. E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário