Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Maria Helena Cardoso traz Laura Mora para conhecer Descalvado e o acervo do Museu

12/04/2016

Recebida pelas autoridades municipais, parentes e amigos, comitiva de ex-jogadoras visita e comemora dois anos de exposição permanente da sala reservada às conquistas do basquetebol feminino



A descalvadense e ex-técnica da Seleção Brasileira de Basquete, Maria Helena Cardoso esteve fazendo uma visita à cidade, no último sábado, 09, e trouxe para conhecer a sala de exposição permanente do Museu Público Municipal – criada em sua homenagem – a ex-técnica da Seleção de Basquete do Equador de 1990 a 1992, Laura Mora. Também vieram as ex-jogadoras brasileiras Laiz De Campos Silvado, Janete Santos, e Maria Helena de Campos, a ‘Heleninha’.

A comitiva desportiva foi recepcionada pelo coordenador do Museu Público e diretor Municipal da Cultura, Luiz Francisco Lefcadito Álvares, pelo representante do prefeito Henrique, o diretor de Gabinete, Mário Zambelli, a secretária Municipal de Educação e Cultura, profª Rute Casati, o presidente da Câmara, Helton Venâncio, vereadora Paula Peripato, por amigos e familiares de Maria Helena, que residem em Descalvado.

A ex-técnica e jogadora de basquete disse que sempre que pode está em Descalvado e não considera uma visita, mesmo morando em Campinas, Descalvado pra ela é a volta pra casa. “Quando você volta pra casa se sente muito feliz em encontrar os parentes e amigos e a felicidade maior é a de poder trazer uma pessoa que foi muito importante pra nós, a técnica do Equador”.

Laura Mora esteve fazendo estágio no Brasil, quando ela e Maria Helena comandavam as equipes de seus países, e nesta época o Brasil teve grande influência na carreira da equatoriana, que mantem em sua casa muitas fotos junto com a equipe brasileira.

Sala de exposição permanente completa dois anos
Quando a sala em homenagem à Maria Helena foi inaugurada no Museu Laura Mora recebeu um vídeo do evento e ficou encantada com o ocorrido e prometeu que quando pudesse viria conhecer Descalvado e o acervo do Museu. Esse dia chegou. Em 1º de maio, a sala de exposição permanente completará dois anos.

Tanto Maria Helena quanto Laura Mora se emocionaram ao visitarem o acervo de exposição permanente com objetos de conquistas de toda a trajetória de vida esportiva de Maria Helena e das companheiras de equipe, tendo ao fundo o reprise de importante jogo entre Brasil x Cuba, no final do Pan Americano de Havana – 1991.

As ex-jogadoras fizeram novas doações de troféus que passam a fazer parte do acervo do Museu. Maria Helena revela que ainda tem muito material espalhado na casa de parentes e amigos e que aos poucos também deverão vir para o Museu.

Considerada um ícone do esporte nacional e internacional, Maria Helena hoje está aposentada e descansa na cidade de Campinas SP, mas mantem uma rotina de exercícios visando o bem estar e a saúde. Ela quer se dedicar a viajar e passear daqui pra frente.

Tocha Olímpica
Sempre muito assediada pela mídia e empreendimentos esportivos, o único compromisso que ela aceitou e deverá cumprir ainda este ano será o de carregar a ‘Tocha Olímpica’ por um trecho na cidade de Campinas, no dia 20 de julho, durante o pré-anúncio do grande evento a ser sediado no Rio de Janeiro, de 05 a 21 de agosto.

Maria Helena foi escolhida e nomeada pela instituição Bradesco – onde trabalhou por alguns anos no antigo BCN – para fazer as honras de carregar a Tocha Olímpica.

Um pouco de história
Maria Helena jogava basquete no XV de Piracicaba – junto com suas três irmãs - onde atuou por quase duas décadas. Destacou-se também na seleção brasileira onde permaneceu durante dezesseis anos. Suas maiores conquistas foram o título nos Jogos Pan-Americanos de Cali, 1971 na Colômbia e a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Basquete em São Paulo no mesmo ano. Encerraria sua carreira de jogadora no ano seguinte.

Como treinadora
Formada em Educação Física, iniciou também no XV de Piracicaba e trabalhando com crianças nas escolas e participando de campeonatos regionais. Em equipe principal estreou em 1984 na UNIMEP. Conquistou diversos títulos brasileiros, sul-americanos e mundiais.


Seleção Brasileira
Alcançou a Seleção Brasileira feminina em 1986. No ano seguinte conseguiu a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987. Em 1991 levou a equipe, liderada por Magic Paula e Hortência, à medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991 em Havana, vencendo a seleção de Cuba na final. Também obteria neste mesmo ano, a inédita classificação da equipe feminina para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Em sua primeira participação olímpica, a seleção sob seu comando chegou ao 7º.lugar.




Voltar


Maria Helena Cardoso traz Laura Mora para conhecer Descalvado e o acervo do Museu


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados