Câmara tem sessão ‘vapt-vupt’ na segunda-feira

Câmara tem sessão ‘vapt-vupt’ na segunda-feira

Webmaster 13/04/2016 - 15:36
Em menos de uma hora, três vereadores se pronunciam e mais uma CPI é aberta


A 11ª Sessão Legislativa de 2016, realizada em 11 de abril, foi bastante rápida, com menos de uma hora de duração, com o pronunciamento de apenas três vereadores no Grande Expediente. Na Ordem do Dia, um Requerimento solicitando abertura de CPI “objetivando apurar a gestão da Associação da Irmandade da Santa Casa de Descalvado, a partir de 01/01/2010 até a data da intervenção” foi aprovado por unanimidade dos vereadores. O pedido foi subscrito pelos vereadores Paula Peripato [PT], Edevaldo Guilherme [PMDB], Rubens Rezende [PSDB] e Sebastião Ricci [PP].

O Presidente Helton Venâncio anunciou, na abertura da sessão, a substituição do vereador Rubens Algarte de Rezende pelo vereador José Dias Bolcão, ambos do PSDB, na Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI] da Intervenção da Associação da Santa Casa. A substituição dos membros atende pedido de Rubens que pediu sua saída.

Paula Peripato [PT] foi a primeira a se pronunciar. Ela parabenizou o vereador Guto Cavalcante pela homenagem prestada à memória da Professora Cacilda Gallo que aconteceu antes da sessão com a presença de familiares, amigos e pessoas ligadas à Cultura do município. Paula comentou seu desejo de nomear alguma repartição pública ligada à área cultural com o nome da professora falecida.

Vick Francisco [PPS] voltou a falar do não reajuste dos servidores municipais e das últimas tratativas de diálogo com o prefeito municipal, que deve receber vereadores e servidores no próximo dia 15 de abril, às 18h30. Vick ainda anunciou que fez novas denúncias ao Ministério Público do Trabalho. O vereador ainda protocolou recurso na Defensoria Pública do Estado questionando a Promotora de Justiça, Mariana Fitipaldi, que, segundo ele, se negou em tratar do assunto.

Vick ainda comentou do seu trabalho junto à Secretaria de Obras para identificação de local para instalação de ponte conquistada por ele junto ao Secretário Estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim. O vereador ainda falou da sua preocupação com o vírus H1N1 e das mortes ocorridas na região, sugerindo iniciativas nas unidades de saúde para evitar a propagação do vírus. Propôs, ainda, moção de apelo à Presidência da República para autorizar a substância fosfoetalamina aos pacientes com câncer.

Anderson Sposito [PRTB] fez uso da palavra para comentar o Requerimento de pedido de CPI antes da intervenção da Associação da Santa Casa. Para o vereador este pedido trata-se apenas “para dar um contra-peso” com a outra CPI da Intervenção, já aberta e com trabalhos iniciados. Sposito questionou os motivos de não terem aberto as investigações antes, visto que as irregularidades da entidade datam do início de 2010. “Pra mim são tudo vaquinhas de presépio que seguem o que o mestre manda e o povo é quem sofre com isso. Essa CPI não tem fatos!”, afirmou o vereador referindo-se aos autores do pedido. Sposito adiantou que uma loja de materiais elétricos será alvo de uma nova CPI que deve ser votada na semana que vem.

O vereador José Dias Bolcão [PSDB] não compareceu à sessão por problemas de saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário