Descalvado, 19 de Setembro de 2018 Busca:   
Notas Policiais

Cemitério Municipal é alvo de furto na madrugada de quinta-feira

15/04/2016

Bandidos estouraram o cadeado do portão lateral, entraram com um veículo com carroceria e furtaram as imagens de Santa Luzia e do “Anjo da Fortuna”


O Cemitério Municipal de Descalvado volta a ser alvo de furtos na madrugada desta última quinta-feira, 14. Depois de uma tentativa frustrada em outras épocas de se levar a imagem de Santa Luzia de um túmulo particular desta vez os ladrões concretizaram o feito. O famoso “anjo da fortuna” que adornava o túmulo histórico de “Joaquim Pacheco de Mendonça”, na entrada principal também foi levado.

Segundo o chefe da administração do Cemitério, Janilso Aparecido Galdino Da Silva, fazia mais de um ano que não havia furtos e vandalismo no interior do Cemitério e a situação preocupa. A Imagem de Santa Luzia, pertencente à família De Marco foi confeccionada em cimento e o famoso anjo, considerado um dos mais belos e perfeitos é de bronze.

Foi registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia local para investigações, mas até o momento, em conversa com vizinhos, no Jardim Albertina, parece que ninguém ‘viu’ e nem ‘ouviu’ nada. O fato teria ocorrido na calada da noite para a madrugada, pois quando um funcionário do local que chega por volta das 05h encontrou o portão de acesso lateral, localizado na Rua Bahia, aberto com o cadeado estourado.

Tudo indica que os ladrões adentraram ao Cemitério com um veículo com carroceria para poder levar ambas as imagens e ao saírem deixaram o portão aberto. Um dos fatores que facilitou a ação na surdina é a falta de iluminação na frente do Cemitério, questão já apresentada à administração.

“O escritório administrativo foi alvo de bandidos duas vezes nos últimos anos e tomamos as devidas providências em reforçar a estrutura e trancas e desta vez não foi mexido”, disse Galdino. Ele pede mais uma vez a colaboração da população da redondeza para que fiquem atentos às movimentações estranhas e a presença de pessoas estranhas no período noturno e que acionem a Polícia Militar.

Em outras ações criminosas foi levada toda a fiação elétrica do Cemitério que é subterrânea, e ninguém viu nada também.

Uma grande perda para o patrimônio histórico
É preciso contribuir para a preservação do local e também do patrimônio histórico da cidade. A imagem do anjo levada é única e jamais se conseguirá sua reposição. O túmulo ao qual ela adornava sempre foi muito visitado devido às histórias contadas. O anjo, confeccionado em bronze de tom escuro segurava em uma das mãos uma pena, simbolizando a alfabetização dos oprimidos e reza a ‘ lenda’ que quem passasse a mão em seu ‘bumbum’ teria sorte no dinheiro.

Galdino revela que muitos munícipes também ofertavam no local balas e doces aos pés do anjo, que representa uma criança negra que na época do coronelismo teve aulas de alfabetização com o senhor Mendonça. O túmulo data de 13 de dezembro de 1824.

Além deste túmulo, a administração do Cemitério é responsável pela manutenção de outros os quais não há mais ninguém da família vivo para tomar conta. Quem visita o Cemitério aprecia uma verdadeira obra de arte nestes túmulos que contam grande parte da história de formação do município.

As suspeitas são de que as peças furtadas teriam sido encomendadas aos bandidos.




Voltar


Cemitério Municipal é alvo de furto na madrugada de quinta-feira


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados