Descalvado, 20 de Julho de 2018 Busca:   
Região

Santa Rita registra 84 casos suspeitos de zika vírus e 19 confirmados de dengue

22/04/2016

O Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro confirmou esta semana que existem 84 suspeitas de infecção por zika vírus no município e 19 casos confirmados de dengue, em mais de 120 notificações da doença, em 2016.

Os números colocam a cidade em alerta para que haja intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Os casos de zika são confirmados apenas clinicamente, já que há uma dificuldade em promover o exame laboratorial, realizado pelo para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Para evitar os números alarmantes de 2015, quando foi decretada epidemia no município, o Departamento de Saúde intensificou as ações, que vão desde a orientação, até a realização de arrastões de limpeza nos bairros.

As muitas chuvas deste início de ano são propícias para a proliferação do mosquito transmissor. Para combater a praga, a equipe municipal de Controle de Vetores está empenhada no trabalho de combate, como busca ativa, nebulização, aplicação de larvicida, entre outros. Diariamente a equipe realiza o trabalho bloqueio de controle de criadouros, com a chamada busca ativa de locais onde o mosquito possa se reproduzir.

Entretanto, mesmo com todo este trabalho, a equipe alerta para a necessidade de a população fazer a sua parte, ficando atenta com o acúmulo de água parada nos quintais ou terrenos vazios.

AS DOENÇAS
O mosquito Aedes aegypti é o responsável transmissão da dengue, febre chikungunya e o zika vírus, enfermidades semelhantes e que vem se espalhando pelo país.

A dengue, além de ser a mais comum no Brasil, é também a mais grave entre as três patologias. Com curso de aproximadamente sete dias, pode causar febre alta, dores de cabeça, principalmente atrás dos olhos, dores no corpo, fraqueza, prostração, manchas e coceira na pele. Em casos extremos, a doença pode levar ao óbito, por choque ou hemorragia.

A febre chikungunya pode ser transmitida também pelo Aedes albopictus, mosquito presente na área rural. O sintoma mais característico, além dos que são comuns à dengue, é a dor intensa nas articulações, que a dor pode durar semanas ou, em casos mais graves, tornar-se crônica.

O zika vírus tem sintomas semelhantes aos da dengue e da chikungunya, duram em torno de cinco a sete dias.

http://www.osantarritense.com.br





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados