Vereadores rejeitam CPI que investigaria Paula Peripato

Vereadores rejeitam CPI que investigaria Paula Peripato

Webmaster 27/04/2016 - 09:48
Além da Comissão Parlamentar de Inquérito, um Projeto de Lei e quatro moções foram apreciados na Ordem do Dia da última sessão


A 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Descalvado, realizada em 25 de Abril, foi mais uma sessão rápida, sem amplas e necessárias discussões e com alta abstenção de pronunciamentos. Na última sessão apenas três vereadores fizeram uso da palavra no Grande Expediente, prática que tem ocorrido há pelo menos quatro semanas. Subiram à Tribuna os vereadores Argeu Reschini [PTB], Vick Francisco [PPS] e Guto Cavalcante [PTB]. Dr. Rubens [PSDB] estava ausente devido a problemas de saúde.

Argeu foi rápido em seu pronunciamento e elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretário da Semarh, Valdecir Marcolino. Argeu voltou a tecer críticas a Leandro Cardoso, atribuindo ao Secretário de Administração a autoria das denúncias levadas à Câmara contra ele e demais vereadores. “Vai trabalhar e cuidar da sua secretaria!”, desabafou o vereador.

Vick Francisco [PPS] reiterou pedido à Unimed visando melhorias no atendimento aos servidores públicos e à população conveniada ao plano. O vereador pleiteia um médico plantonista do plano de saúde para também minimizar a espera no Pronto Atendimento Municipal. Vick também cobrou transparência na aplicação de emendas destinadas pelo ex-deputado Vitor Sapienza [PPS] ao Centro de Lazer do Trabalhador do Santa Cruz. O vereador ainda comentou sobre as ultimas tratativas na Promotoria do Trabalho sobre o não reajuste dos servidores públicos e adiantou que uma nova reunião com o prefeito Henrique do Nascimento deve ocorrer nas próximas semanas. “Quanto mais silenciosa a Prefeitura fica, [mais] a Promotoria aumenta as representações. A Prefeitura tem se esquivado”, afirmou Vick.

Guto Cavalcante [PTB] comentou sobre projeto onde a Prefeitura pede abertura de crédito para melhorias no trânsito. Para o vereador, só agora o Executivo encontrou as dotações financeiras e fará a aplicação. “Ficaram três anos sem saber que esse dinheiro existia. Três anos a população ficou sujeita a riscos e acidentes de trânsito por conta de falta de sinalização”, apontou. Guto apresentou indicação pedindo redutores de velocidade e sinalização de solo nas imediações da escola Coronel Tobias. O vereador ainda abordou as queimadas em terrenos na área urbana e mostrou legislações como Código Florestal e Código de Posturas que proíbe o uso de fogo. Guto ainda respondeu matéria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura divulgada nos meios de comunicação sobre o prédio histórico onde funcionou o primeiro Posto Sanitário de Descalvado. O vereador disse estar empenhado junto a historiadores locais e buscado apoio na Promotoria Pública e no Governo do Estado para averiguar situações jurídicas a fim de preservar o local.

Na Ordem do Dia um pedido de abertura de CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que tinha como alvo a venda de materiais elétricos da empresa da família da vereadora Ana Paula Peripato Guerra [PT] à Prefeitura nos anos de 2013 e 2014 foi rejeitado pela maioria dos vereadores presentes. Apenas Anderson Sposito [PRTB], Guto Cavalcante [PTB] e Vick Francisco [PPS] foram favoráveis às investigações. A vereadora se viu livre da acusação no âmbito legislativo, mas ela mesma reafirmou que se configura como ré no Ministério Público, onde responde as denúncias junto com o ex-prefeito Sposito, ordenador de despesas à época.

Um Projeto de Lei e outras quatro moções foram apreciadas. O PL 23/2016 tratava de abertura de crédito no valor de R$ 405 mil para aplicação na Secretaria de Educação, saldo remanescente do exercício de 2015. Com pronunciamento favorável do vereador Vick Francisco, o projeto foi aprovado por unanimidade. Já as moções, de apoio e congratulação, versavam sobre o impeachment da Presidente Dilma e a Operação Lava-Jato. Todas aprovadas por unanimidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário