Vacinação contra gripe: Governo restringe envio de doses e prioridade será as crianças até

Vacinação contra gripe: Governo restringe envio de doses e prioridade será as crianças até 5 anos

Webmaster 28/04/2016 - 14:29
A Saúde Municipal de Descalvado aguardava a entrega de 8 mil doses e recebeu apenas 30% para a campanha deste sábado. Vigilância Epidemiológica aponta um caso suspeito de Influenza H1N1 aguardando resultado




O combate à gripe – Influenza H1N1 – é mais uma luta travada pela Saúde Pública para garantir o bem estar da população. Devido à grande procura pela vacina o Governo do Estado fez algumas mudanças no cronograma de início da Campanha deste sábado, 30, enviando pouco mais de 30% das doses esperadas. A prioridade será a vacinação em crianças até cinco anos de idade.

A vacinação contra a gripe será feita em todas as unidades de Saúde das 8 às 17h. Também serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, indígenas, gestantes, mães com recém-nascidos e os profissionais da Saúde que trabalham no Hospital e nas unidades de pronto atendimento públicos de saúde e privados.

Das 8.000 doses esperadas para a Campanha o município recebeu apenas 2.500, o que pode comprometer a demanda. A vacinação continuará a partir do dia 02, segunda-feira, até o dia 20 de maio. Aguarda-se que a Secretaria Estadual da Saúde encaminhe o restante das doses a partir do dia 02.

A partir do dia 09 de maio, será iniciada a segunda etapa da Campanha com a vacinação de pessoas com comorbidades [doenças crônicas e ou com dois ou mais problemas de saúde] e outros profissionais de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa a toda a população dos grupos prioritários que as doses podem acabar durante a Campanha e as pessoas devem aguardar a chegada da próxima remessa. Pessoas fora dos grupos prioritários indicados não serão vacinadas, estas devem procurar por atendimento particular se desejam tomar a vacina.

Algumas cidades da região estão em alerta devido a casos de óbitos em decorrência da gripe. Na última semana São Carlos anunciou a segunda morte pela doença. Em Descalvado, a Vigilância Epidemiológica aponta um caso suspeito aguardando resultados de exames.

Estarão fazendo a vacinação neste sábado o Centro de Saúde Dr. Vital Brasil e os Postos de Saúde da Família [PSF]: Morada do Sol, Jardim Colonial, Jardim Albertina, Santa Cruz, São Sebastião e Tamanduá. A partir de segunda-feira, haverá também um posto fixo na Fepasa [antigo cinema].

Logo do Facebook Deixe seu comentário