Descalvado tem cinco casos suspeitos de Zika Vírus

Descalvado tem cinco casos suspeitos de Zika Vírus

Webmaster 29/04/2016 - 08:34
Muitas cidades da região estão sofrendo com o aumento das epidemias causadas pelo Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus – e o município de Descalvado tem conseguido se manter firme com o baixo índice no chamado ‘ano Dengue’ [de julho a julho de cada ano]. Até o momento são 69 casos de dengue confirmados. De janeiro a abril de 2016 foram registrados 61 desses casos e cinco primeiros suspeitos de Zika aguardando resultados.

A questão volta à tona novamente pelo aumento de Zika na vizinha cidade de Santa Rita do Passa Quatro – há pouco mais de 40 km – que registrou na última segunda-feira, 25, mais 19 novos casos de Zika, chegando a um total de 99 casos confirmados.

Os novos casos de Santa Rita foram confirmados por exames clínicos e pelos critérios da Organização Mundial da Saúde [OMS] esse número de casos já é caracterizado uma epidemia. O parâmetro é de 300 casos positivos para cada 100 mil habitantes e o município em questão tem 26,4 mil habitantes e a Prefeitura ainda não decretou estado de epidemia.

A preocupação é grande com relação às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, apesar da Dengue já ter levado inúmeras pessoas ao óbito em todo o Brasil a Zika não tem caso de morte confirmado, mas tem deixado um enorme prejuízo à Saúde Pública.

O médico infectologista da rede municipal de Saúde, dr. Léo Barth, relatou durante o aumento das incidências de casos de Zika difundidos primeiramente pela região do Estado de Pernambuco [em novembro de 2015] que ainda não há uma sorologia adequada disponível para a detecção do Zika, que a rede municipal de Saúde possa ter acesso. Muitos recém-nascidos naquele Estado nasceram com microcefalia – uma deformidade cerebral que afetará o desenvolvimento da criança para o resto da vida – o que implica numa maior assistência da rede de Saúde e por longos períodos.

A infecção por Dengue está 55% mais baixa que em 2015
De 01 de julho do ano passado até 21 de abril deste ano, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, Descalvado teve 255 notificações para a suspeita de Dengue, dos quais 135 tiveram resultados negativos e 69 positivos. Ainda se aguarda o resultado de 51 casos suspeitos.

De janeiro a abril de 2016 o município registrou 61 casos positivos dos 69 apontados no ano Dengue, um número baixo se comparado a abril de 2015 que tinha 124 casos confirmados de dengue e 29 pessoas aguardam resultados de exames. O primeiro quadrimestre apresenta 55,65% menos casos de dengue.

O número está relativamente baixo, mas o alerta da Secretaria Municipal de Saúde é que não haja descuido tem que se intensificar o trabalho de combate e prevenção eliminando os criadouros das larvas do mosquito.

Ações preventivas e de combate ao Aedes
Esse avanço no combate ao Aedes em Descalvado se deve a decretação de ‘Estado de Emergência Pública’ ainda no final do ano, para que uma Frente de Trabalho pudesse ser formada para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde e Secretarias de Obras e Agricultura, no tocante à limpeza dos bairros e destruição dos possíveis criadouros do mosquito.

No ano passado Descalvado esteve em estado de epidemia devido à dengue chegando a quase mil casos, juntamente com várias cidades da região.

A Secretaria da Saúde não perdeu tempo em participar da Campanha nacional de Combate ao Aedes que possibilitou a vinda de soldados do 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada [RC MEC de Pirassununga] do Exército Brasileiro.

Mais de 30 soldados andaram pela cidade, nos comércios, bateram de casa em casa e fizeram abordagens nas praças para orientação e conscientização sobre o perigo da Dengue.

O trabalho foi estendido para todas as escolas municipais fazendo com que os alunos retransmitissem os conhecimentos e orientações aos pais, parentes e vizinhos. Cada escola prolongou o processo incluindo o assunto como parte da grade curricular com atividades até o fim do ano letivo.

A Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei do prefeito extinguindo provisoriamente a burocracia para se agilizar a limpeza de terrenos particulares que vinham apresentando riscos de criadouros. Mais de 300 terrenos foram limpos de acordo com esta lei.

A Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, da Equipe de Controle de Vetores, com apoio da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Obras continua com ações de limpeza por toda cidade, fiscalização nos bairros e centro da cidade, levando orientação à população, além do trabalho de nebulização nos locais onde há casos suspeitos e confirmados de infecção por Dengue.

Logo do Facebook Deixe seu comentário