Conheça o grupo “Amigos para Sempre”, criado por familiares de pessoas portadoras de neces

Conheça o grupo “Amigos para Sempre”, criado por familiares de pessoas portadoras de necessidades especiais

Webmaster 30/04/2016 - 00:58
Próximo encontro acontecerá às 14h30 deste sábado, no “Espaço Equilíbrio”


Dedicação, carinho, compreensão, determinação, afeto e muito, muito amor. Assim podemos resumir o sentimento nutrido pelos familiares de pessoas portadoras de necessidades especiais, que decididamente “saíram à luta” em busca dos direitos de seus entes queridos.

Pensando numa foram de proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus familiares e amigos portadores de necessidades especiais, um grupo de pessoas se união para buscar atender todos os anseios e necessidades dessa parcela população, que como todos nós, possuí seus direitos assegurados por lei.

Formado por profissionais de diversas áreas, esse grupo inicialmente se intitulou “Amigos para Sempre”, porém com passar dos dias foi nascendo a necessidade de constituição de uma ONG, a qual está em fase de constituição, a qual se chamará “AMPARAS – Amigos para Sempre”.

Dentre as fundadoras do grupo está a teraputa ocupacional Estela Mônica Coca Fassio. O Descalvado Agora este presente em uma das reuniões do grupo e posteriormente entrevistou a Mônica. Acompanhe abaixo a entrevista:

DA - Como surgiu a ideia de criar esse grupo de amigos?

Mônica - Surgiu da necessidade vivenciada por familiares de se ter em nosso município ações voltadas à inserção das pessoas Portadoras de Necessidades Especiais à sociedade, sendo que muitos deles estão inseridos em seu mundo restrito, aquém de suas necessidades.

DA - Quais os objetivos e anseios que o grupo deseja atingir?

Mônica - Queremos atender toda a demanda de nosso município, sejam quais forem suas deficiências, físicas e/ou intelectuais, como também todas as faixas etárias, desde o bebê até o idoso. Almejamos ter um espaço próprio, adaptado de acordo com as necessidades de nossos participantes e através de atividades de socialização, artísticas, lazer, esporte, cultura, enfim, poder proporcionar a eles espaços de vivencias que venham de encontro com a melhoria de sua qualidade de vida. Enfatizamos a nossa expectativa relevante na questão de conquistarmos seus direitos enquanto cidadãos e fazer valer as leis que respaldam o portador de necessidades especiais, assim como lutar por suas necessidades que vão além do que se é ofertado, participando na construção de políticas públicas voltadas a esse público. Nossa meta também é efetivar ações com as famílias dando suporte necessário ao enfrentamento diante a deficiência.

DA - Quais foram as pessoas que iniciaram o grupo?

Mônica - Regina Pivesso Gomes, que é mãe da Gabriela, que possui Síndrome de Dowm, e eu, Estela Mônica Cocca Fassio, irmã de Junior e Odilon, ambos Deficientes Intelectuais. Trouxemos nossas experiências pessoais ao longo de nossas vidas, onde num encontro informal fundiu-se nesse ideal que nos era em comum.

DA - Pude ver que as pessoas que fazem parte do grupo são profissionais em diversas áreas específicas, quais são as áreas de atendimento que contemplam as pessoas que fazem parte do grupo?

Mônica - No processo de construção algumas pessoas foram agregadas ao grupo por conta de afinidade e interesse pela causa, pessoas essas da sociedade civil com formações diversas, como psicóloga, fisioterapeuta, professor , terapeuta ocupacional, entre outros.

DA - Atualmente quantas pessoas são acolhidas pelo grupo?

Mônica - Estamos em um processo de levantamento dessa demanda existente em nosso município, através de parcerias com a rede pública e privada, que nos ajuda a caracterizar essa população. Atualmente temos a participação de 30 famílias em nossos encontros.

DA - O próximo encontro será dia 30/04/2016, às 14h30, no Espaço Equilíbrio?

Mônica – Sim, será neste sábado, a partir das 14h30, no Espaço Equilíbrio, em frente ao prédio do INSS. Nossos encontros acontecem uma vez por mês, onde através das necessidades levantadas pelos familiares fundamentamos nosso encontro posterior. Uma construção diante da realidade vivenciada pelos familiares como também pelos próprios portadores. Sendo assim, iniciamos um grupo de mães intitulado “Cuidar de quem Cuida” acompanhado por psicólogas por conta da fragilidade emocional como também necessidade de escuta apresentada pelas mães no primeiro encontro. Sendo assim, salientamos que não temos receita pronta, queremos construir juntos com essas famílias.

DA - Qual a mensagem que vocês gostariam de deixar para a população de Descalvado?

Mônica - Temos ciência que nada faremos sem o apoio e parceria de todo segmento nas diversas esferas municipais, como também de toda população descalvadense e acreditamos na receptividade de todos sem distinção. Temos plena convicção de ser um trabalho árduo e de formiguinha, mas que também sonhamos alto no sentido de proporcionar à todos eles um espaço no qual são merecedores. Não medimos esforços nessa busca, não é apenas nossa e sim de todos que de certa forma estão envolvidos nesse trabalho. Estamos receptivos a aqueles que queiram juntar-se a nós e unir forças em prol dessa causa. Somos simplesmente familiares, que sofrem, que se alegram, que se angustiam, que choram, que riem, que se indignam, que lutam, que se revoltam, que entendem, que retomam, que tem ideais, enfim, que principalmente amam demais e querem fazer a diferença na vida dessas pessoas “especiais”, nos tornando uma grande família ...... apenas isso”.

Reforçamos a todos que a entrada é livre e qualquer pessoa que quiser participar dessa grande família que se forma através do Grupo “Amigos para Sempre”, pode e deve comparecer no Espaço Equilíbrio, a partir das 14h30 deste sábado.

Veja abaixo algumas fotos feitas no encontro anterior, que foi realizado nas dependências do Asilo São Vicente e Paula.
Logo do Facebook Deixe seu comentário