Polícia Civil realiza operação “QG” contra quadrilha de gados e máquinas agrícolas em São Carlos em região

Polícia Civil realiza operação “QG” contra quadrilha de gados e máquinas agrícolas em São Carlos em região

Webmaster 30/04/2016 - 08:54
Nesta sexta-feira [29] a equipe do delegado Maurício Antônio Dotta e Silva do 1º Distrito Policial de São Carlos realizou a operação "QG" e conseguiu apreender gado e máquinas agrícolas que estavam em uma fazenda na região da represa do Broa, cujo proprietário ainda não foi ouvido, porém um dos funcionários identificados como o serviços gerais Cícero Hélio Santos, 30 anos, acabou sendo preso e indiciado por receptação de gado furtado e veículo adulterado.

Ele novamente foi apontado como sendo um suposto "guardador da quadrilha", e estaria armazenando na fazendo Serra Azul, instalada na divisa de São Carlos e Itirapina, cerca de 65 cabeças de gado e três tratores com sinais que a polícia acredita ser de adulteração. As máquinas agrícolas foram apreendidas e à partir da próxima segunda-feira [2], serão analisadas por peritos do Instituto de Criminalística [IC], que deverão também analisar vários materiais localizados na fazenda.

LEILÃO

Cícero, que há cerca de 15 dias também foi ouvido, vem sendo apontado como o homem que estaria injetando gado furtado em leilões realizados todas as terças-feiras no interior do Cemosar, instalado na Estrada Vicinal Domingos Inocentini [Estrada do Broa], ele negou o crime, porém foi reconhecido por pecuaristas e alguns fazendeiros.

O delegado Maurício Antônio Dotta e Silva informou que "Cícero", ainda tem muito que explicar á Polícia Civil e outro integrante da quadrilha que já foi identificado na região seria o homem que fica no interior do leilão do Cemosar passando informações privilegiadas por celular à quadrilha sobre fazendeiros, sitiantes e pecuaristas e desta forma o bando, que tem participação de marginais de várias cidades da região, com uma grande estrutura, ataca as propriedades e leva gado, máquinas e vários materiais. Dotta diz que em várias terças-feiras, propriedades rurais de São Carlos e outros municipios da região foram atacados e tiveram praticamente o rebanho inteiro e máquinas agrícolas levadas.

Já na noite desta sexta-feira, o delegado disse que as investigações entraram em sua segunda fase e nos próximos dias várias pessoas serão ouvidas e devem falar sobre a quadrilha que também tem uma grande ramificação nas cidades de Rio Claro, Analândia, Ipeúna, Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado, Brotas, Leme, Ribeirão Bonito, Dourado, São Pedro entre outras.

BUSCAS E APREENSÕES

Segundo apurado, nesta semana após analisar uma representação de um mandado de busca e apreensão do delegado Maurício Antônio Dotta e Silva, o Poder Judiciário expediu na quinta-feira [28] a ordem judicial e pelo início da manhã de sexta-feira, após reunir os policiais civis do 1º Distrito Policial, o delegado seguiu para fazenda Serra Azul, onde ao realizar levantamentos na propriedade, encontrou cerca de três máquinas agrícolas, vários objetos, um veículo com problemas de documentação e um caminhão F 4.000, com placas de Madre de Deuses - BA, sem qualquer documentação e adulterado com gaiola para transporte de gados, bem como 65 cabeças de gado, sendo que cinco delas acabaram sendo reconhecidas pelo proprietário que foi levado por um dos investigadores até a propriedade e disse que, de sua propriedade na região do quilômetro 222 da SP 310 - rodovia Washington Luís, uma quadrilha há tempos teria levado 25 cabeças da gado. Os outros 60 animais, com sinais de remarcação de propriedade, tinham a marca original de um pecuarista de Descalvado que teve um rebanho levado durante outro ataque de uma quadrilha.

O rebanho foi deixado no pátio daquela fazenda, após ser contado, fotografado e analisado, deverá na próxima segunda-feira ser analisado por peritos com os verdadeiros proprietários. Já os tratores foram encaminhados para o 1º DP onde foram durante todo dia analisados e após a apreensão foram levados para o pátio do Ciretran. Vários maquinários também foram apreendidos e devem ser apresentados às vítimas para reconhecimentos. Entre as máquinas haviam lavadoras á jato, moto serra, equipamento de solda e muitas outras.

"QG"

Já no início da noite, quando Cicero Hélio Santos era ouvido no interior do 1º Distrito Policial, o delegado recebeu um telefonema anônimo no qual uma pessoa relatava que um homem desconhecido abandonou um trator vermelho em uma estrada de terra que dá acesso ao sub-distrito de Água Vermelha e segundo a testemunha o trator teria sido desovado após algumas pessoas ligadas a roubos e furtos de gados e máquinas agrícolas tomarem conhecimento da operação "QG" da Polícia Civil em São Carlos e região. A quarta máquina foi apreendida e a partir desta segunda-feira outros integrantes de uma das maiores quadrilhas de gado da região devem ser identificados.

Cícero, após prestar esclarecimentos ao delegado Maurício Dotta e Silva, por volta das 20 horas, foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de gado furtado e após pagar uma fiança de R 2.640,00 [cerca de três salários mínimos] foi posto em liberdade e deverá responder pelo crime e aguardar as conclusões das investigações.


São Carlos Agora
Logo do Facebook Deixe seu comentário