Descalvado, 19 de Julho de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

WhatsApp será bloqueado novamente na tarde deste segunda-feira

02/05/2016

O WhatsApp será bloqueado novamente no Brasil, devido a uma decisão da Justiça de Sergipe. Às 14h de hoje, o aplicativo irá parar de funcionar por um período de 72 horas. Problemas com a Justiça não é algo novo para o WhatsApp. Esta é a terceira vez que um juiz determina a suspensão temporária do app no país, afetando seus quase 100 milhões de usuários.

As operadoras TIM, Vivo, Claro, Nextel e Oi serão as responsáveis pelo bloqueio do aplicativo. O descumprimento da ordem judicial acarretará em multa de 500 mil reais por dia às operadoras. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal SindiTelebrasil confirmou a existência da liminar que afeta o WhatsApp.

A determinação é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Comarca do Lagarto, em Sergipe. No começo do mês de março, ele decidiu que o vice-presidente do Facebook Brasil fosse preso. O motivo, à época, era o "reiterado descumprimento de ordens judiciais, de requerimento de informações contidas na página do site Facebook".

Com o bloqueio, os usuários não poderão se comunicar por meio do app, seja por meio de mensagens, mídias, documentos ou voz. A versão web do aplicativo também deve ficar fora do ar. A maioria dos usuários do WhatsApp realiza ligações via internet com frequência.

A Justiça entende o Facebook como o responsável judicialmente pelo WhatsApp. O WhatsApp argumenta ser uma empresa independente.

Histórico
Em dezembro do ano passado, o aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado a pedido da Justiça. A determinação chegou a afetar também os usuários do app na Argentina e no Chile. Na ocasião, o serviço voltou ao ar graças a uma liminar da Justiça.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, afirmou que estava chocado com a decisão de bloqueio em dezembro de 2015.

No ano passado, internautas fizeram piadas sobre como seria a vida sem o aplicativo de troca de mensagens. Talvez elas fiquem bastante atuais na tarde desta segunda-feira.

Em abril deste ano, o WhatsApp passou a codificar todas as mensagens dos usuários, em prol da segurança dos dados.

Procurado por EXAME.com, o WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.


G1





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados