Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Campanha contra a Gripe - Descalvado inicia a 3ª etapa vacinando pessoas com doenças crônicas

06/05/2016

A partir de quarta-feira, 10, haverá programação de imunização nas unidades de Saúde dos bairros. Primeiro dia na Fepasa foram aplicadas 650 doses, a maioria em idosos



A Secretaria Municipal de Saúde reiniciou esta semana a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe – Influenza H1N1 – depois de ter cumprido a meta no dia “D”, dia 30, onde 60% das crianças até 5 anos foram vacinadas. A terceira etapa começa no próximo dia 10, terça-feira, com a liberação da imunização para pessoas com doenças crônicas e atendimento nas unidades de Saúde dos bairros.

Na última quarta-feira, 04, teve início o atendimento no posto fixo montado na Fepasa para atendimento incluindo os idosos. A Secretaria do Estado enviou mais 2.500 doses, das quais 500 foram reservadas para a imunização dos idosos acamados em asilo, hospital e domicílios, neste sábado, 07.

Devido ao envio parcelado das grades de vacinas ao município e seguindo o cronograma do Governo, as pessoas portadoras de comorbidades – doenças crônicas comprovadas com carta médica – só receberão a vacina a partir do dia 10, quarta-feira, quando também haverá programação da Campanha nas unidades de Saúde dos bairros. As crianças até 5 anos continuam a ser vacinadas na sala de vacina do Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil” [centro] e nos bairros nos dias de vacinas.

Segundo informações da enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Lourdes Santana, o início da segunda etapa da Campanha, na quarta-feira, foi muito boa. A unidade da Fepasa realizou 651 aplicações, das quais 497 foram em idosos. “Estamos muito cansados, mas felizes”, descreveu Lourdes.

Distorção sobre ‘crônicos’ compromete a dose de quem precisa
De acordo com os registros dos dias de vacinação a Secretaria Municipal de Saúde está satisfeita com os resultados e o alcance da imunização, mesmo com a falta de vacina.

Em anos anteriores, mesmo com muita propaganda a população demorava a procurar as unidades de Saúde. Este ano, em consequência do surto antecipado da gripe e mortes pela doença a imunização foi mais rápida, a procura superou as expectativas.

Devido às dificuldades de entrega das vacinas pelo Governo, por diversos fatores, o Ministério da Saúde definiu os grupos prioritários de riscos que devem receber a imunização e está havendo uma distorção no grupo ‘pessoas com comorbidades’.

Segundo a Vigilância Epidemiológica muitas famílias tem recorrido a médicos particulares para a emissão da carta comprobatória de doenças crônicas, mas o que se tem visto são muitos casos ‘falsos’ que estão comprometendo a dose de quem realmente precisa tomar a vacina.

A Saúde Municipal aproveita para fazer uma alerta e pedir para que a população tenha consciência e não tire a dose de quem precisa. Só terá complicações com a gripe pessoas frágeis com o seu imunológico comprometido por alguma doença. Pessoas saudáveis fora dos grupos de riscos estipulados não devem se preocupar, mesmo porque pelo grande alcance da imunização no município, a quantidade de vírus no ar é bem reduzida.

A senhora Lázara Ricci faz parte do grupo dos idosos, além de ter problemas cardíacos e não poderia deixar de tomar a vacina. A irmã a levou ao Centro de Saúde ainda no sábado, 30, para a imunização. Ela tem passado pela imunização em todas as campanhas e o resultado é gratificante.

Valéria Regina de Oliveira Maciel, mãe do pequeno Samuel de um ano e dez meses enfrentou fila no último sábado para garantir a dose do filho. “É bom prevenir contra este surto de H1N1, pois a gente fica preocupada e é bom aproveitar a campanha”, diz ela. Este é o segundo ano que a criança toma a vacina. Segundo a mãe não houve qualquer reação e Samuel não pegou gripe.

Segue abaixo a tabelas nas unidades de vacinação e as descrições dos portadores de doenças crônicas.

Confira os dias de vacinas nas Unidades de Saúde:
*Jardim Albertina - 10/05 terça e 11/05 quarta - das 8h30 às 10h30 / 13h30 ás 16h
*Tamanduá - 10/05 terça e 12/05 Quinta - das 8h30 as 10h30
*Santa Cruz - 11/05 quarta - das 13h30 ás 16h
*São Sebastião - 12/05 Quinta - das 13h30 às 16h
*Morada do Sol - 12/05 Quinta e 13/05 sexta - das 8h30 às 10h30 / 13h30 às 16h
*Colonial - 13/05 sexta - 13h30 às 16h
*Continua todos os dias na Fepasa, das 8h à 10h30 / 13h às 16h
* Centro de Saúde - crianças de 6 meses menor que 5 anos.

Categoria de risco clínico
*Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico [Moderada ou Grave]; DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

*Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

*Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

*Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

*Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

*Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

*Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida e Imunossupressão por doenças ou medicamentos

*Obesos: Obesidade grau III [Obs.: Índice de Massa Corpórea [peso/altura ²]

*Transplantados: Órgãos sólidos e Medula óssea

*Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter e outras trissomias.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados