Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Resumo da Câmara - Discursos acalorados voltam a pautar sessões da câmara

12/05/2016

Discussão da última sessão ficou entre Paula e Sposito. Vereador deve prosseguir com abertura de CPI que investigará compras de materiais elétricos



Com os termômetros do lado de fora registrando temperaturas amenas, dentro do Plenário da Câmara o clima voltou a esquentar, como há semanas não acontecia. A Sessão Legislativa de 09 de Maio foi curta, porém com pronunciamentos pouco mais acalorados.

Após ler um trecho bíblico, ato regimental de todas as sessões, o vereador Adilson Gonçalves se ausentou da sessão.

Vick Francisco abriu as discussões no Grande Expediente. A ordem de oradores é determinada por sorteio realizado dentro da Sala das Comissões na presença da maioria dos vereadores.

O vereador do PPS apresentou duas moções de congratulação em homenagem aos policiais militares Edilson Poiatti e Edson Marini pelos serviços prestados a favor de Descalvado. Ele requereu os comprovantes de pagamento das guias de repasse aos órgãos sindicais que são descontadas anualmente dos servidores municipais, bem como a lista com os nomes dos funcionários que são Associados ao Sindicato dos Servidos Públicos Municipais a fim de averiguar as contribuições realizadas e o que as entidades podem de fato fazer na defesa dos interesses dessa classe trabalhadora. “Cogita-se a paralisação dos servidores” adiantou Vick, alegando a má atenção que o prefeito presta aos funcionários públicos municipais.

Edevaldo Guilherme [PMDB] apresentou Indicação para cobertura de pontos de ônibus em toda a cidade, alegando ser este o momento ideal devido à estiagem de chuvas a fim de proteger os usuários do transporte público. Ele anunciou a eleição dos cargos da CPI que pretende apurar fatos relacionados ao período anterior da intervenção da Associação da Santa Casa. Edevaldo foi eleito presidente da comissão e Pastor Adilson ficou com a relatoria da mesma.

Argeu Reschini [PTB] criticou a Administração Municipal pela ineficiência na gestão da manutenção de veículos e maquinários do Almoxarifado Municipal, a falta de equipamentos de segurança e protetor solar aos funcionários públicos municipais. Argeu anunciou que o setor de RH suspendeu neste mês o pagamento de um auxílio aos servidores pela falta de relatórios que deveriam ser elaborados pelos chefes de setor. O vereador denunciou a quantidade de horas extras a serem pagas a motoristas da Secretaria de Saúde, oriundas das viagens de pacientes a grandes centros. Há caso, segundo o vereador, que totaliza 760 horas a favor do funcionário e que ainda não foram pagas. Argeu criticou também as constantes viagens de membros do Poder Executivo à capital paulista. Segundo ele, devido ao período eleitoral, não há verbas para serem destinadas ao município. “Até agora não vi dinheiro nenhum e resultado nenhum [dessas viagens]”, disparou. O não pagamento desse auxílio a parte dos funcionários fez com que na terça-feira pelo menos 16 funcionários deixassem de trabalhar e fossem até o Paço Municipal reclamarem seus direitos. Na ocasião membros do governo receberam esses funcionários e "pediram desculpas" aos mesmos, alegando que houve mesmo o erro e que o pagamento seria feito através da tesouraria o mais rápido possível.

Ricci [PP] enalteceu o trabalho dos diretores da SELT, Adnan Jarina e Danilo Presta, pela entrega das obras de melhorias e adequação do Ginásio de Esportes, cumprimentando-os pela Festa da Emancipação que ocorrerá no próximo final de semana. Ricci destacou algumas das atrações da festa programada pelo Governo Municipal, como a realização da Festa de Ogum. Ele falou da aproximação do período eleitoral e chamou a atenção da população para avaliar os possíveis candidatos, aludindo os fatos que acontecem em Brasília.

A polêmica da noite aconteceu nos pronunciamentos dos últimos oradores. Paula Peripato e Sposito.

A vereadora do PT apresentou anteprojeto de denominação do bloco cultural da FEPASA como “Cacilda de Lourdes Gallo Guimarães” e requereu ao Poder Executivo o mapa com nomes de estradas e ruas que ligam aos assentamentos do município a fim de disponibilizar aos Correios os endereços corretos para entrega de correspondências das pessoas que residem nestes locais. Paula também tratou da reabertura do Ginásio de Esportes, destacando o trabalho dos diretores da SELT. E ainda comentou sobre reunião na Promotoria Pública ocorrida na semana passada que tratou sobre Segurança Pública com representantes de diversos segmentos da sociedade onde, na oportunidade, foi eleito o Conselho Municipal de Segurança Pública. A vereadora voltou falar da CPI que a investigaria, agradecendo o apoio dos vereadores que se mostraram do lado dela em sessões anteriores. Paula cutucou os autores do pedido dizendo que é preciso buscar recursos ao município e relacionou alguns dos seus pleitos junto aos seus representantes. “Eu gostaria que meu colega que foi prefeito interino em 2013 apresentasse aqui o que ele fez de bom ao município. É importante para que a população tenha conhecimento, que agora estamos entrando num período pré-eleitoral, com pré-candidatos e a população tem que ficar atenta e saber quem realmente trabalha pela cidade”, provocou.

A resposta à vereadora veio em seguida. Sposito [PRTB] ocupou a Tribuna e usou boa parte de deu tempo para expor ações enquanto prefeito interino e rebateu as provocações. Ele elencou ações do seu mandato como a reforma da quadra do Ginásio de Esportes e a troca do telhado, continuação e entrega de casas populares, conquista de três creches [Milênio, Tamanduá e Recanto dos Ipês], conclusão das obras e entrega da USF do Morada do Sol, construção da passarela da Ponte do Bairro Santa Cruz que apresentava riscos, uma ambulância no valor de R$ 180 mil, reforma de um trator, pagamento de dívida do exercício 2009-2012 no valor de R$ 6 milhões, abastecimento das prateleiras de medicamentos nos postos de saúde, melhorias na frota municipal e operações de asfaltamento nas ruas da cidade. “Senhora vereadora, semana que vem eu vou fazer outra lista e apresentar pra Senhora aqui também. Agora, o que a Senhora fez nesse governo? Nada! A única coisa que a Senhora poderia fazer de bom nesse governo, a única coisa, era votar a favor da CP da Santa Casa, a qual roubaram mais de um milhão de reais aqui. A Senhora não votou! A Senhora foi contra! Um esquema de corrupção implantado dentro [...] da Santa Casa e a Senhora vem me dizer o quê eu fiz? Mesmo que não tivesse feito nada, mas olha o que a Senhora fez! [...] Não conseguiu dar o seu voto para afastarmos o prefeito [...] para acabar o esquema de corrupção na nossa cidade. [...] O que a gente faz de bom quase ninguém vê, mas a Senhora tem que ver o que fez de mal ao município, que esse voto da Senhora seria muito importante para o município [...] A nossa saúde está sofrendo! A Senhora não precisa do plano de saúde da nossa cidade. A Senhora tem dinheiro para pagar uma consulta [...] e nossos munícipes que vivem de salário mínimo? [...] Antes da Senhora pensar em falar alguma coisa, pense na lei do retorno. O que vai, volta. E digo mais. A sua CPI, a qual eu pedi, eu pedi com bases. Em 2013 eu não sabia quem vendia pra Prefeitura e quem não vendia. Quem tinha obrigação de saber que a senhora não podia vender pra Prefeitura era a Senhora [...] Eu quero que essa CPI abra [...] Está na Lei Orgânica do Município: o vereador está impedido de contratar com o município!”

Sposito ainda pediu melhorias na pista de caminhada no Centro de Lazer do Trabalhador, como arar a pista e compactuar o solo, para uso dos freqüentadores e atletas do local.

Na Ordem do Dia, apenas um projeto de denominação, o PL 27/2016 que denomina Godofredo José Casati Júnior a quadra poliesportiva do Ginásio de Esportes, que será entregue no próximo domingo. Aprovado por unanimidade.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados