Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

‘Queijo D’Albina’ é o primeiro a receber a certificação do SIM em Descalvado

13/05/2016

SIM passa a ser uma realidade para os empreendedores que buscam obedecer as normas sanitárias garantindo qualidade ao consumidor



Acaba de ser certificado o primeiro empreendimento aprovado pelo SIM [Serviço de Inspeção Municipal] para a comercialização de produtos de origem animal. O ‘Queijo D’Albina’, da família Prescinotti.

Criado pela Lei Municipal nº 3.622/12 e regulamentado pelo Decreto nº 3.962, de 22 de abril de 2012, subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o SIM visa a regulamentação dentro das normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal.

Albina Aparecida Navas Prescinotti, proprietária do Sítio ‘São João’ – localizado no acesso pela Estrada Municipal José Perna Sobrinho - é a primeira empreendedora a receber o registro no município para a fabricação de queijo tipo Minas Frescal e outros subprodutos do leite, para a comercialização legalizada nos comércios varejistas de Descalvado.

Com a dedicação de dona Albina e do filho Fernando, a propriedade tem uma produção diária de 100 peças de queijos de 500 g. por dia, além de doces à base de leite. O Queijo D’Albina é embalado com plástico e rótulo, podendo ser armazenado em refrigerador em temperatura até 8ºC., com validade de 05 dias [a contar da data de fabricação].

Essa primeira certificação só foi possível através do empenho da Secretaria Municipal de Agricultura, que através da diretora Cristina Castiglione e de sua equipe, em conjunto com a Associação dos Médicos Veterinários que colocou à disposição do Sim a médica Veterinária Thais Donatto, a empresa da família Prescinotti recebeu todo apoio técnico e fiscalização, para que as adequações e investimentos atendessem às normas técnicas sanitárias.

Além do apoio técnico da responsável pelo SIM, Queijo D’Albina vem sendo acompanhado pelo médico Veterinário, Renzo Cirelli que é o responsável técnico pelo empreendimento. Ele lembra que o SIM começou de fato a funcionar em outubro do ano passado e que desde esse período o comércio varejista da cidade está proibido de comercializar produtos sem o registro do SIM.

A diretora da Agricultura, Cristina destaca que logo outros empreendimentos terão a certificação do SIM. Estão em fase de adequação mais cinco empresas da cidade. Com esta certificação a produção pode ser incluída no comércio varejista do município sem medo e o consumidor ter a garantia de estar levando para casa produto de qualidade.

E para garantir que a legislação seja cumprida a fiscalização sanitária está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária.

‘Queijo D’Albina’ está à venda nos principais comércios de alimentação de Descalvado, entre eles a Padaria Bom Jesus, Supermercados Traldi, Dia, São José, Santa Cruz e outros.

“Agora a gente vai trabalhar tranquilo e podemos entregar em qualquer mercado”, disse a empreendedora dona Albina. Por enquanto a mão de obra se restringe à família. O filho Fernando, que é o braço direito na produção fala da grande honra em ser a primeira empresa a ter a certificação do SIM. “A gente fica feliz em estar trabalhando certinho, sem o risco da fiscalização, pois sempre havia o medo de um ou outro denunciar, agora está tudo tranquilo”, declara Fernando.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados