Outono chuvoso faz nível do Rio Mogi Guaçu subir 1,5 m em Pirassununga

Outono chuvoso faz nível do Rio Mogi Guaçu subir 1,5 m em Pirassununga

Webmaster 06/06/2016 - 07:24
Chuva de maio foi 66% superior à média, o que contribuiu para alta, diz Apta.
Rio reúne 150 espécies diferentes de peixes, de acordo com pesquisadores.



O nível do Rio Mogi Guaçu está 1,5 metro acima da média histórica em Pirassununga. As chuvas de maio foram 66% superiores à média e contribuíram para a cheia, explicou o pesquisador Fábio Sussel, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios [Apta]. O rio conta com cerca de 150 espécies diferentes de peixes e é considerado um dos principais berçários de água doce do país.

O nível mais alto do que o normal é bem-vindo para os ambientalistas porque deixa o rio mais preparado para a piracema, época de reprodução dos peixes que começa no mês de novembro. A cheia favorece os peixes a subirem o rio. "É fundamental esse processo de migração para o completo êxito da natureza. Ao que tudo indica teremos uma boa piracema no ano que vem", afirmou Sussel.

Redução de queimadas
A chuva inesperada também favorece a terra às margens do rio e a vegetação, protegendo a mata de um inimigo típico dessa época. "Com o solo úmido, o índice de queimadas é menor, o que favorece a fauna e a flora", explicou o biólogo Edson Machado.

Para o pescador Durval Francisco, entretanto, a cheia do rio não é tão favorável. "Para quem pesca fica ruim porque nessa época a pescaria tem que ser rio baixo e água limpa e ele está cheio e sujo. Por outro lado, o bom é que adianta a subida do peixe, então vamos começar a pegar mais cedo este ano", disse.

Estiagem
Em outubro de 2014, o rio chegou ao seu pior nível em 50 anos, com apenas 20% do volume esperado para a época, e deu lugar a um mar de pedras. Onde antes corria muita água era difícil achar até mesmo uma poça.

A falta de chuva ameaçou a piracema no local e colocou em risco de extinção 14 espécies. Como o nível da escadaria chegou a ficar muito baixo, os peixes não conseguiam subir o rio.

Mas em novembro a situação começou a mudar. O mês registrou 223 milímetros de chuva e aumentou em cerca de 60 centímetros o nível do Mogi Guaçu. O aumento na vazão permitiu a passagem dos grandes peixes e a desova, o que facilitou a piracema.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário