Descalvado, 19 de Julho de 2018 Busca:   
Região

Outono chuvoso faz nível do Rio Mogi Guaçu subir 1,5 m em Pirassununga

06/06/2016

Chuva de maio foi 66% superior à média, o que contribuiu para alta, diz Apta.
Rio reúne 150 espécies diferentes de peixes, de acordo com pesquisadores.



O nível do Rio Mogi Guaçu está 1,5 metro acima da média histórica em Pirassununga. As chuvas de maio foram 66% superiores à média e contribuíram para a cheia, explicou o pesquisador Fábio Sussel, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios [Apta]. O rio conta com cerca de 150 espécies diferentes de peixes e é considerado um dos principais berçários de água doce do país.

O nível mais alto do que o normal é bem-vindo para os ambientalistas porque deixa o rio mais preparado para a piracema, época de reprodução dos peixes que começa no mês de novembro. A cheia favorece os peixes a subirem o rio. "É fundamental esse processo de migração para o completo êxito da natureza. Ao que tudo indica teremos uma boa piracema no ano que vem", afirmou Sussel.

Redução de queimadas
A chuva inesperada também favorece a terra às margens do rio e a vegetação, protegendo a mata de um inimigo típico dessa época. "Com o solo úmido, o índice de queimadas é menor, o que favorece a fauna e a flora", explicou o biólogo Edson Machado.

Para o pescador Durval Francisco, entretanto, a cheia do rio não é tão favorável. "Para quem pesca fica ruim porque nessa época a pescaria tem que ser rio baixo e água limpa e ele está cheio e sujo. Por outro lado, o bom é que adianta a subida do peixe, então vamos começar a pegar mais cedo este ano", disse.

Estiagem
Em outubro de 2014, o rio chegou ao seu pior nível em 50 anos, com apenas 20% do volume esperado para a época, e deu lugar a um mar de pedras. Onde antes corria muita água era difícil achar até mesmo uma poça.

A falta de chuva ameaçou a piracema no local e colocou em risco de extinção 14 espécies. Como o nível da escadaria chegou a ficar muito baixo, os peixes não conseguiam subir o rio.

Mas em novembro a situação começou a mudar. O mês registrou 223 milímetros de chuva e aumentou em cerca de 60 centímetros o nível do Mogi Guaçu. O aumento na vazão permitiu a passagem dos grandes peixes e a desova, o que facilitou a piracema.


G1





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados