Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Saúde, Assistência Social e Conselho do Idoso fazem palestra no Dia Mundial da Violência contra o Idoso

16/06/2016

Prefeitura forneceu o transporte para os idosos dos PSFs e um café da tarde após o encerramento da palestra e exibição do filme Envelhescência


De acordo com o Estatuto do Idoso: “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito” e “É dever de todos prevenir a ameaça ou violação dos direitos do idoso”, temas que foram debatidos no último dia 15, quarta-feira, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, numa parceria entres as secretarias municipais de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social com apoio do Conselho Municipal do Idoso e participação do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família].

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa teve a data do dia 15 de junho instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas [ONU] e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O convite aos idosos e familiares para participar da palestra foi difundido entre os Postos de Saúde da Família [PSFs], repartições públicas, Clube Acalanto e Academia da Terceira Idade, para a apresentação de uma palestra sob o tema e Dia Mundial da Conscientização com explanações feitas pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Teresa Moreira dos Santos e pelo advogado, dr. Marcelo Rosa Lima [do Hotel UNIQUE – SP].

Na sequência os presentes no Anfiteatro Municipal, na tarde de quarta-feira, assistiram ao filme documentário “Envelhescência – Um novo olhar sobre o envelhecimento”, que trata dos direitos dos Idosos.

Foi distribuído um folheto com apresentações dos principais abusos sofridos pelo idoso e a divulgação dos canais de denúncias. O número 100 para ‘Direitos Humanos’.

Os participantes tiveram um apoio no transporte que percorreu os PSFs com desembarque na praça da Prefeitura Municipal. Ao final do evento foi servido um café da tarde.

Documentário – relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor.

O filme intercala com comentários dos especialistas Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sérgio Cortella e traz uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas.

Os heróis da 3ª Idade
Edson Gambuggi formou-se em medicina aos 82 anos. Aos 72 anos, Judith Caggiano fez a primeira de suas dezenas de tatuagens. Edmea Correa começou a surfar aos 58 anos. Ono Sensei, a meses de tornar-se nonagenário, dá aulas de defesa pessoal, enquanto Oswaldo Silveira, 84 anos, prepara-se para sua 12ª maratona, e Luiz Schirmer, 76 anos, para atingir 4.000 saltos de paraquedas.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados