Descalvado vai sediar a 42ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi

Descalvado vai sediar a 42ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi

Webmaster 04/03/2010 - 17:05
Técnicos também vão conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto de Descalvado


Depois de quatorze anos, Descalvado volta a sediar uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi). O encontro será no dia 19 de março, às 9h, no Centro Cultural “Professora Maria Aparecida Fioroni Kastein” (Fepasa). Estarão presentes autoridades ligadas ao meio ambiente dos 43 municípios que compõem o Comitê. Também está programada uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Descalvado, que está em fase final de construção.

Fazem parte do Comitê as cidades de Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Araraquara, Barrinhas, Conchal, Cravinhos, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alto, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia,. Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São Carlos, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral e Vargem Grande do Sul.

Na pauta da 42ª Reunião Plenária Ordinária, apresentação das deliberações, discussão e votação dos empreendimentos aprovados no âmbito do CBH-MOGI, visando a distribuição dos recursos financeiros do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), no exercício de 2010, e a proposta para implantação da cobrança pela captação de água, no campo da bacia hidrográfica do rio Mogi.

De acordo com a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, de Saneamento, Água e Esgoto (SSAE), “os membros do Comitê estão felizes de virem a Descalvado, porque o CBH-Mogi nasceu, há quatorze anos, em nossa cidade. Também será um momento muito importante, porque haverá a votação dos projetos que foram apresentados, em 2010, em busca de recursos financeiros junto ao FEHIDRO”.

Para o prefeito Luís Antonio Panone, o fato de a Plenária ser em Descalvado “é motivo de orgulho para todos nós. Os temas que serão debatidos envolvem a qualidade de vida dos cidadãos, num momento em que o planeta inteiro se preocupa com o uso racional da água, que é um bem finito”.

Semana da Água - A 42ª Plenária faz parte dos eventos comemorativos relativos à Semana da Água, que será no período de 16 a 22 de março, Esse ano o tema será “Água: Responsabilidade de Todos Nós”, que remete ao artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água: “A Água faz parte do patrimônio do Planeta. Cada Continente, cada povo, cada nação, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”.

A SSAE está preparando uma série de atividades relacionadas ao tema, como palestras nas escolas, caminhadas ecológicas e mapeamento de nascentes no entorno do rio Quilombo.






Logo do Facebook Deixe seu comentário