Alunos da EMEF Francisco realizam atividades ‘adaptadas’

Alunos da EMEF Francisco realizam atividades ‘adaptadas’

Webmaster 21/06/2016 - 17:01
Buscando ensinar as diferenças e valorizar as habilidades dos alunos com deficiência, através do “Sentindo na Pele”, o professor de Educação Física levou os alunos a vivenciarem esta luta na prática


Com o objetivo de vivenciar as dificuldades enfrentadas por alunos que apresentam algum tipo de deficiência física que a EMEF Professor Francisco Fernando Faria da Cunha realizou neste último bimestre atividades com os alunos, no sentido de respeitarem e valorizarem as habilidades dessas pessoas.

As atividades foram desenvolvidas pelo professor de Educação Física e Enriquecimento Curricular, Mario Sérgio Biazoli com o projeto intitulado “Sentindo na Pele” [Paraolimpíada], levando os alunos a uma aproximação e auxílio à essas pessoas, quebrando as barreiras do medo e do preconceito, mostrando que todos possuem limitações mas também habilidades.

Os alunos da EMEF desenvolveram atividades adaptadas como vôlei sentado, arremesso de pelota, corrida e lançamento de dardo utilizando a cadeira de roda, circuito cego e a corrida com guia.

As atividades foram feitas da forma “ tradicional” [realizada por pessoas sem deficiência] e da forma “adaptada” [realizada por pessoas com deficiência ou alguma limitação], para que houvesse a comparação e a reflexão do tema.

Conforme depoimento dos alunos essas atividades os ajudaram a compreender melhor o dia a dia dos alunos que apresentam deficiência e limitações, o quanto é difícil realizarem atividades que eles consideram simples e a partir desse projeto todos os veem como vencedores.

Essa proposta foi capaz de modificar vidas e contribuir para formar pessoas melhores, capazes de respeitar verdadeiramente as suas limitações e a do outro.

Logo do Facebook Deixe seu comentário