Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

“Trator e Fé” – Peregrinos irão de trator de São Carlos à Aparecida. Descalvadense está entre os peregrinos

30/06/2016

Descalvadense Luís Americano Dias também participará da peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida




No próximo domingo, 3 de julho, pelo menos 12 tratores seguirão em uma caminhada de fé rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e essa fé em Maria será o combustível que irá abastecer essa dezena de peregrinos durante todo o percurso de cerca de 500 Km até a cidade de Aparecida.

A jornada rumo ao Santuário de Aparecida terá início às 6h da manhã do próximo dia 3, domingo, na cidade de São Carlos, onde receberá a benção do padre na Catedral de São Carlos Borromeu, no centro daquela cidade.

No início da semana uma parte dos peregrinos esteve em Descalvado, acertando os últimos detalhes dessa longa jornada em busca de espiritualidade, e a redação do Descalvado Agora esteve presente conversando com eles, e também com o descalvadense Luis Americano Dias, que também irá participar da peregrinação. O são carlense Fernando Maximino e outros peregrinos também estavam em Descalvado, exibindo seus tratores em frente à Igreja de Nossa Senhora do Belém.

Peregrinos da região
Naquele momento havia a confirmação de que pelo menos 12 tratores participariam da peregrinação, porém o número poderia aumentar durante a semana. As pessoas que irão fazer essa jornada até Aparecida são da cidade de Descalvado, São Carlos, Ibaté, Motuca e Holambra. Além dos tratores e seus motoristas, familiares e amigos também participarão da peregrinação, indo em outros veículos.

Fernando nos disse que saindo de São Carlos no domingo a previsão é que a chegada em Aparecida aconteça entre a próxima sexta-feira e o próximo domingo, e na chegada irão vivenciar um dia inteiro de fé em Maria.

Tratores
Como é possível ver nas imagens feitas com exclusividade pelo Descalvado Agora, existem tratores de “todas as idades”, alguns novos, alguns com mais tempo de existência, porém o que chamou a atenção de todos que por ali passaram foi um trator de 1959, que precisava ter uma parte do motor aquecida com gás de cozinha para funcionar.

Aparecida
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, interior de São Paulo é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Vaticano. Anualmente a basílica recebe cerca de 12 milhões de fiéis vindos de todas as partes do Brasil.

O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas.

Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha.

O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano.

O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.




Voltar


“Trator e Fé” – Peregrinos irão de trator de São Carlos à Aparecida. Descalvadense está entre os per


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados