Prefeitura faz um alerta sobre o período de estiagem

Prefeitura faz um alerta sobre o período de estiagem

Webmaster 14/07/2016 - 09:09
População está sendo orientada a fazer o uso racional da água para que a cidade não sofra uma queda em seu abastecimento.



Com a ausência de chuvas e a baixa umidade do ar ocasionada pelo aumento da temperatura, o período já se caracteriza pela estiagem e a volta à tona de uma antiga preocupação com relação ao aumento considerável no consumo de água. A SEMARH - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – se antecipa e começa uma campanha para o uso racional de água.

Segundo informações do secretário Municipal, Valdecir Marcolino, os mananciais do município ainda estão com seus níveis normais de reserva e o abastecimento também está normalizado, mas é preciso que a população faça a sua parte utilizando a água de forma racional e o estritamente necessário, evitando assim o desabastecimento futuro.

Vale lembrar que na estiagem passada muitos municípios da região sofreram drasticamente com a questão do desabastecimento e tiveram longos períodos de racionamento em seu abastecimento e, Descalvado, graças a um planejamento estratégico da Secretaria que providenciou o reabastecimento das represas com água do Córrego da Onça não teve racionamento.

A SEMARH está à disposição de toda a população para esclarecer qualquer dúvida sobre o abastecimento de água e coleta de esgotos. Esta semana a unidade se encontra de portas abertas para receber a visitação de todos que estiverem interessados.


Para que a estiagem não prejudique o abastecimento da cidade a SEMARH está divulgando as principais dicas para os consumidores conscientes:

1. Reutilize a água sempre que possível;

2. Programe a máquina de lavar de acordo com a situação real das roupas: só as muito sujas requerem dois enxágues - procure também lavar todas as peças de uma única vez, na capacidade máxima da máquina;

3. No verão, evite regar as plantas entre 9 e 17 horas, quando o processo de evaporação é mais intenso - no inverno, regue em dias alternados;

4. Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos;

5. Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar;

6. Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa;

7. Procure não levar animais de estimação à praia porque eles transmitem doenças por meio da água ou da areia;

8. Verifique se o hidrômetro [relógio de água] de sua casa tem vazamentos;

9. Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor [que demandam grande gasto de água]. E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.

10. Evite lavar carros e calçadas com mangueiras, vassoura hídrica, utilize balde e reutilize a água que sai da máquina de lavar roupas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário