Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Prefeitura faz um alerta sobre o período de estiagem

14/07/2016

População está sendo orientada a fazer o uso racional da água para que a cidade não sofra uma queda em seu abastecimento.



Com a ausência de chuvas e a baixa umidade do ar ocasionada pelo aumento da temperatura, o período já se caracteriza pela estiagem e a volta à tona de uma antiga preocupação com relação ao aumento considerável no consumo de água. A SEMARH - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – se antecipa e começa uma campanha para o uso racional de água.

Segundo informações do secretário Municipal, Valdecir Marcolino, os mananciais do município ainda estão com seus níveis normais de reserva e o abastecimento também está normalizado, mas é preciso que a população faça a sua parte utilizando a água de forma racional e o estritamente necessário, evitando assim o desabastecimento futuro.

Vale lembrar que na estiagem passada muitos municípios da região sofreram drasticamente com a questão do desabastecimento e tiveram longos períodos de racionamento em seu abastecimento e, Descalvado, graças a um planejamento estratégico da Secretaria que providenciou o reabastecimento das represas com água do Córrego da Onça não teve racionamento.

A SEMARH está à disposição de toda a população para esclarecer qualquer dúvida sobre o abastecimento de água e coleta de esgotos. Esta semana a unidade se encontra de portas abertas para receber a visitação de todos que estiverem interessados.


Para que a estiagem não prejudique o abastecimento da cidade a SEMARH está divulgando as principais dicas para os consumidores conscientes:

1. Reutilize a água sempre que possível;

2. Programe a máquina de lavar de acordo com a situação real das roupas: só as muito sujas requerem dois enxágues - procure também lavar todas as peças de uma única vez, na capacidade máxima da máquina;

3. No verão, evite regar as plantas entre 9 e 17 horas, quando o processo de evaporação é mais intenso - no inverno, regue em dias alternados;

4. Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos;

5. Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar;

6. Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa;

7. Procure não levar animais de estimação à praia porque eles transmitem doenças por meio da água ou da areia;

8. Verifique se o hidrômetro [relógio de água] de sua casa tem vazamentos;

9. Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor [que demandam grande gasto de água]. E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.

10. Evite lavar carros e calçadas com mangueiras, vassoura hídrica, utilize balde e reutilize a água que sai da máquina de lavar roupas.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados