Postos de Araraquara serão obrigados a informar qual combustível é mais vantajoso

Postos de Araraquara serão obrigados a informar qual combustível é mais vantajoso

Webmaster 26/07/2016 - 09:17
Lei de Araraquara estipula que percentual deve ser divulgado em cartazes.
Estabelecimentos que não apresentarem valores estarão sujeitos a multas.



Uma lei municipal de Araraquara obriga que os postos informem aos consumidores qual tipo de combustível, etanol ou gasolina, tem o preço mais vantajoso. Os estabelecimentos devem afixar o percentual por meio de cartazes ou letreiros informativos e têm 60 dias para se adaptar. A lei prevê multa de R$ 480,71 para o local que não cumprir a medida e o valor dobra em caso de reincidência.

Nos postos da cidade, o etanol é um pouco mais barato do que a gasolina. Em cartazes e no letreiro das bombas é possível verificar o preço dos combustíveis. Mas, na hora de abastecer, muitos motoristas não sabem qual compensa mais. “Eu não sei fazer a conta, deixo para meu marido fazer o cálculo”, brincou a psicóloga Kesia Tinta.

Para tentar ajudar os clientes, foi aprovada a nova lei. Com a medida, tomar a decisão na hora de abastecer vai ficar mais fácil. “Vai ser interessante realmente ter um aviso e uma lei que obriga a informação”, disse a agente educacional Daniela Correa da Silva.

Para o gerente de um posto da cidade, os cartazes vão diminuir as perguntas constantes dos clientes.
"Pela oscilação de preço do etanol e da gasolina, várias pessoas não sabem fazer a conta do que compensa mais, então várias vezes os motoristas chegam ao posto e perguntam para o frentista”, falou Moacir Bombarde.

Cálculo
Segundo o professor de mecânica automobilística Leandro Paulo Morasco, o cálculo é simples.
“É só pegar o preço do litro do etanol e dividir pelo da gasolina. Se der menos que 0,70, compensa o motorista abastecer com etanol. Ou seja, só vale a pena abastecer com etanol se ele custar até 70% do valor da gasolina”, explicou.

Ainda segundo o professor, além do percentual, é importante que o motorista fique atento a outros fatores para economizar. “Manutenções influenciam bastante, o modo de conduzir, se o carro tem motor mais potente, tudo isso muda o consumo do carro”, disse Morasco.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário