Grande quantidade de vacinas pode ter sido estragada no posto de saúde central. Prefeitura

Grande quantidade de vacinas pode ter sido estragada no posto de saúde central. Prefeitura não se programou, mesmo tendo sido avisada, sobre suspensão

Webmaster 01/08/2016 - 14:19
Em época de crise, prefeitura permite que vacinas possam ter se estragado




Uma grande quantidade de vacinas pode ter sido perdida na rede pública de saúde municipal, por ocasião de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, que aconteceu na área central da cidade na tarde do último sábado, 30 de julho.

O Descalvado Agora recebeu a denúncia de que as vacinas teriam se perdido e diante dessa informação, entramos em contato com a assessoria de comunicação social da prefeitura, que nos disse que ainda estava levantando informações sobre o ocorrido.

Posteriormente recebemos a informação diretamente da Diretora de Saúde, Luiza de Cássia Tinelli, a “Dinha”, nos informando que de fato o problema aconteceu. Segundo Dinha houve uma interrupção no fornecimento de energia elétrica no sábado, aproximadamente das 12h às 17h e como as vacinas necessitam ficar refrigeradas, elas podem ter se estragado durante esse período. A diretora de saúde recebeu por escrito a informação proveniente da vigilância epidemiológica, relatando que a CPFL afirma ter informado, através de aviso anexado na conta de energia, que na data de 30 de julho, haveria a interrupção no fornecimento de energia, sendo assim, se de fato houve tal aviso, há uma negligência ou imperícia muito grande ao não se programarem para a falta de energia.

Pessoas que residem nos arredores do posto de saúde central relataram que sabiam da interrupção do fornecimento de energia, pois de fato, em suas contas, havia o comunicado da CPFL alertando sobre a falta de energia programada para o sábado.

Todas as vacinas que estavam nessa geladeira foram encaminhadas para o Serviço de Imunização do Estado de São Paulo, para averiguação do estado de validade das vacinas. Enquanto isso o município estará buscando novas doses em Araraquara para que os munícipes não fiquem desassistidos.

Se de fato houve a comunicação de que a energia elétrica seria interrompida, houve uma ingerência dos setores envolvidos nisso, o que acarretou na perda de inúmeras doses de vacinas, essenciais na prevenção de doenças.

Um gerador poderá ser adquirido
A prefeitura estuda a possibilidade de adquirir um gerador de energia elétrica para instalá-lo no posto de saúde central, para que no futuro esse tipo de problema não volte a acontecer.

Logo do Facebook Deixe seu comentário