Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Exame de ‘Papanicolau’ atinge 2 mil atendimentos em poucos meses

05/08/2016

Atendimento já supera números de 2015. Para cumprir a meta do convênio com o Hospital do Câncer de Barretos Saúde precisa de mais 1.900 exames, pois Descalvado tem cerca de 10 mil mulheres em idade fértil



Em cumprimento à segunda etapa do convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Descalvado e o Hospital de Câncer de Barretos, através do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero, a Saúde Municipal intensificou o chamamento às mulheres em estado fértil para a realização do exame preventivo de Papanicolau e desde o mês de abril até o mês de julho o número chegou a 2 mil exames. Durante todo o ano de 2015 foram feitos 2.227 exames.

O convênio possibilitou que todo material coletado pela rede SUS [Sistema Único de Saúde] seja encaminhado ao setor de Prevenção de Câncer de Colo de Útero de Barretos para o diagnóstico dos exames e devidos acompanhamentos em casos de intercorrências, pois Barretos é uma unidade de referência no Brasil. A meta é diminuir cada vez mais a chance de mulheres em estado fértil desenvolverem a doença.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Descalvado tem cerca de 10 mil mulheres em estado fértil e o exames não atingiam 200 no mês. Com o reforço nas campanhas em poucos meses o atendimento SUS já iguala à marca alcançada nos 12 meses de 2015. Segundo a enfermeira a do NASM [Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher], Juliana Mazaro, ainda faltam 1.900 exames para se atingir à meta proposta pelo convênio.

Neste mês de agosto o NASM amplia a divulgação da campanha e os locais e horários de atendimentos nas unidades de Saúde do centro da cidade e bairros. Em algumas unidades foi estipulado um dia à noite para as mulheres que não conseguem fazer o exame durante o dia. O atendimento noturno começa pelo PSF do Jardim Colonial nesta sexta-feira, 05, das 16 às 19 horas. Segue abaixo tabela de locais e horários de coleta nas unidades de Saúde.

Prevenção
O Câncer de Colo de Útero é uma das doenças que mais acometem as mulheres, representa 7,6% de todos os tumores malignos. A detecção tardia da doença limita as chances de cura e sobrevivência.

A realização periódica do exame de Papanicolau – pelo menos uma vez por ano para mulheres em idade fértil - atua como prevenção da doença, assim como de outras que podem afetar a fertilidade da mulher e sua saúde.


Locais e horários de exame do Papanicolau
*PSF Jardim Albertina: toda sexta-feira às 13 horas
- Campanha noturna no dia 10 e 24 de agosto, quartas-feiras, das 17 às 19 horas

*PSF Santa Cruz: toda quarta e sexta-feira às 13 horas
-Campanha noturna no dia 10 de agosto, quarta-feira, das 17 às 19 horas

*PSF Tamanduá: toda terça-feira às 7h30 e quinta-feira às 13h30

* PSF Jardim Colonial: toda segunda-feira às 13h30hs
- Campanha noturna no PSF colonial das 5/08 das 16 às 19 horas

*PSF Morada do Sol: toda quarta-feira às 07h30 e 13h30

*PSF São Sebastião: às sextas-feiras às 13h, e quartas-feiras às 14h

*Centro de Saúde Dr. Vital Brasil: segundas e terças-feiras às 13h, e sextas-feiras às 7h





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados