Incêndios durante a estiagem coloca em risco a segurança da população

Incêndios durante a estiagem coloca em risco a segurança da população

Webmaster 05/08/2016 - 08:58
Canal 0800 da SEMARH está com defeito e caminhão pipa passa por manutenção. Socorro é atendido pelos caminhões pipa das usinas e de algumas empresas



Além da preocupação com o aumento no consumo de água potável, o tempo seco traz outro grande problema que envolve a segurança pública de todos os moradores de Descalvado: as famosas queimadas. Não é de hoje que as queimadas são motivos de grande queixa neste período de estiagem e vale frisar que ‘atear fogo é crime’. No último domingo vários focos de incêndios foram percebidos no município, mas nenhum registrado em Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar.

Segundo informações do plantão da PM, na noite de domingo, 31, foram vários os comunicados de focos de incêndios, mas as pessoas não ligaram no 190 e sim no telefone da Companhia da PM. Só é possível gerar um B.O. quando o chamado é feito pelo 190 e se tomar as devidas providências.

A Prefeitura Municipal de Descalvado presta um auxílio no combate aos focos de incêndios através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH], que mantém um plantão de atendimento com o caminhão pipa e muitas vezes com o auxílio do caminhão pipa das usinas Ferrari, 51, Ipiranga, e das empresas de mineração Jundu e Descalvado. Esta semana o caminhão pipa da Prefeitura está passando por manutenção.

Neste final de semana o 0800 da SEMARH apresentou defeito ficando impossível a comunicação sobre socorro no combate a incêndios, e segundo informações do sistema de telefonia da Prefeitura, o problema com a referida linha ainda não foi solucionado. Está sendo divulgado o número 3583.6807 e o 3593.1422 de forma provisória até que o canal 0800 119311 esteja liberado.

A SEMARH informou que na madrugada de segunda-feira, 1º de agosto, houve um incêndio de médio porte na beira da SP-215, próximo à Porto Ferreira, que foi controlado e apagado pelo caminhão pipa da Prefeitura. É importante lembrar à população que Descalvado não possui corpo de bombeiros e nem órgão da Defesa Civil e um único caminhão pipa não é suficiente para atender a todos os chamados. Tanto que teve incêndio próximo à Escola do SESI que acabou se apagando sozinho e tudo indica que foi incêndio criminoso.

O caminhão pipa da Prefeitura atendeu a 13 chamados de incêndios no mês de maio, 04 no mês de junho e 05 no mês de julho.

E para que não haja dúvida quanto à necessidade de se economizar água tratada, a SEMARH informa que o caminhão pipa é abastecido direto na represa Calmon, onde a água é encontrada in natura.

A PM de Descalvado pede que a população use o número 190 para os registros de chamadas e para que a Cia possa acionar o corpo de bombeiros de Porto Ferreira, em caso de incêndios, principalmente quando a Prefeitura não puder atender ao chamado.

Logo do Facebook Deixe seu comentário