Descalvado, 20 de Setembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Contrabando: Brasil perde cerca de R$ 115 bilhões

05/08/2016

Além do contrabando de cigarros, o prejuízo também é direcionado para a arrecadação de impostos e queda no faturamento da indústria por causa da venda de similares falsificados




Dados divulgados em março, pelo Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, mostram que as perdas com o contrabando em 2015 atingiram R$ 115 bilhões, um crescimento de 15% ante o ano anterior. Entre as principais razões estão o aumento sucessivo de impostos e a fragilidade das fronteiras.

"O Brasil está perdendo a luta para o contrabando de mercadorias que entram ilegalmente no país, vindas principalmente do Paraguai", diz o trecho de uma nota divulgada pelos integrantes do Movimento.

Segundo o levantamento, o setor mais afetado atualmente é o de cigarros, cuja carga tributária aumentou 110% entre 2012 e 2015, sem contar os ajustes de impostos praticados por diversos estados. Um terço do mercado brasileiro de tabaco é, hoje, dominado por marcas contrabandeadas do Paraguai.

Diante dessa situação, empresários e representantes de setores afetados decidiram reagir e cobrar do governo "soluções imediatas e efetivas" para o problema do contrabando. Além disso, nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Contrabando, foram realizadas diversas atividades no país para chamar a atenção das autoridades para o problema.



Com informações O Globo e Band Uol





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados