SEEC começa a transportar alunos de 4 e 5 anos que moram na zona rural

SEEC começa a transportar alunos de 4 e 5 anos que moram na zona rural

Webmaster 12/03/2010 - 17:59
As crianças de 4 e 5 anos de idade que moram na zona rural de ganharam um presente em 2010: desde os primeiros dias do ano letivo, a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) disponibilizou ônibus escolares para o transporte desses pequenos alunos. Inicialmente, serão duas linhas que vão levar às EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) cerca de 60 estudantes.

No início da tarde da última terça-feira (9), o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone, e a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, percorreram a linha sob a responsabilidade da inspetora professora Ângela Maria Delli Fusaro, da EMEI “Paulo Roberto Jordão”, num total de 84 quilômetros, em direção a um dos extremos da zona rural. Acompanhando a pequena comitiva, Benigno Costa Júnior, gerente da “Dimensão Comércio de Veículos” – concessionária que negociou o ônibus escolar junto à prefeitura, a partir de convênio assinado com o governo Federal.

O dia começa cedo para os alunos e para a professora Ângela Maria. Exatamente às 5h40, a primeira criança já está na porta de casa, na comunidade localizada dentro da fazenda Colorado. No caminho até a EMEF, outras 20 crianças vão se juntando ao grupo. Às 7h, logo após o lanche matinal, começam as atividades nas salas de aula.

A viagem é feita em microônibus novos, com capacidade para 31 passageiros, adaptado às condições das estradas de chão. O chassi é mais alto e a suspensão, reforçada. Tudo planejado para o uso na zona rural. Há um espaço reservado para portadores de necessidades especiais. Se mantida a revisão em dia, a vida útil do microônibus é de 10 anos, segundo informou Benigno Júnior. O veículo faz parte da frota de 18 unidades, sendo 8 novos e 10 totalmente reformados pela SEEC.

A viagem de retorno – que foi acompanhada pela comitiva - começa exatamente ao meio-dia, na porta do Parquinho Jordão. Algumas crianças, também da zona rural, que estudam no período da tarde, e que são trazidas para a cidade por outra linha de ônibus, são deixadas na EMEI “Vânia Aparecida Zago”. Em seguida, o ônibus parte para o campo.

Nem bem chegam às vicinais que dão acesso às propriedades rurais e ao assentamento do Horto do Bom Retiro, os pequenos caem no sono, embalados pelas cantigas de roda que tocam no ônibus. É hora da professora Ângela Maria, que tem 24 anos de serviço no magistério, contar um pouco sobre a sua rotina de monitoramento do transporte dos alunos.

“Eu acordo por volta das 3h45. Às 5h eu já estou a caminho das fazendas. Às 10h, acompanho uma outra turma, que estuda à tarde. Ao meio-dia, monitoro a viagem de volta da turma que entrou cedo. Às 14h20 volto para casa, para retornar ao trabalho às 17h. Só paro às 19h, quando chego em casa e faço os serviços domésticos. Afinal, também tenho marido e filhos”, disse a professora.

A viagem dura 1h40. Ao longo do trajeto, em cada parada, o prefeito e a primeira-dama vão conversando com as mães dos alunos. Como não poderia deixar de ser, todas aprovaram a iniciativa de se transportar as crianças de 4 e 5 anos, que dificilmente poderiam freqüentar a pré-escola caso não houvesse transporte disponível. A dona de casa Isabel de Fátima Freitas chegou a afirmar que “graças a Deus, está tudo ótimo”.

Exatamente às 13h40, as últimas crianças são entregues aos pais, na comunidade da fazenda Colorado. Terminava o dia para os pequenos alunos. Era hora de descansar. E brincar, para começar tudo outra vez no dia seguinte. Antes das 5 horas da manhã.


   
Logo do Facebook Deixe seu comentário