Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Professora de Descalvado faz participação especial em colóquio na UFSCAR

19/08/2016

A EMEF Profª Thereza dos Anjos Puoli , de Descalvado, teve destaque no IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas da UFSCAR, na cidade de São Carlos, nos dias 3, 4 e 5 de agosto. No encontro a profª Nacir Bertini participou com o Relato de Experiência “Estimar para dividir: uma possibilidade para o ensino do algoritmo da divisão”.

A escolha do tema para a escrita deste relato tem origem nas vivências da autora como professora dos anos finais do Ensino Fundamental I [4º e 5º] que revelaram que o algoritmo da divisão ensinado pelos métodos habituais que envolvem etapas de ensino da mais simples para a mais complexa eram pouco compreensíveis pelos estudantes, privilegiando a simples repetição de procedimentos e, tendo como consequência, grande quantidade de erros na resolução. Em seu processo de formação envolveu leituras e reflexões sobre o ensino de cálculos e operações neste nível de ensino que indicavam a perspectiva de um ensino das operações a partir de situações de problemas que permitissem a exploração das diferentes ideias envolvidas em cada uma delas e do ensino dos algoritmos com ênfase na compreensão dos procedimentos realizados.

A sequência de atividades apresentada no presente relato foi realizada em uma sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública no 1º semestre de 2016, com 28 estudantes que, nos anos anteriores não haviam estudado a sistematização do algoritmo da divisão. Algumas das atividades propostas nesta sequência foram retiradas do material EMAI – Educação Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e outras foram propostas pela professora. A realização do estudo do algoritmo da divisão sem utilizar os “passos” propostos nos métodos “curto” ou “longo”, possibilitou que as crianças discutissem as ideias da divisão e as utilizassem na sistematização do algoritmo.

A experiência tem mostrado que a utilização da resolução da divisão por estimativa além de possibilitar a compreensão do algoritmo permite que as crianças aprimorem suas estratégias de estimativa quando as discutem coletivamente ou em pequenos grupos.

A profª Nacir expôs seu trabalho demonstrando clareza e resultados do grupo no qual trabalha, na oportunidade a Secretaria de Educação do Município foi representada pelas coordenadoras do Ensino Fundamental I: Gabriela Cerantola, Flavia Thomaz, Lourdes Franco e Neli Scapim Alton, onde participaram de Oficinas.

Mais uma vez a Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] e a administração municipal estão orgulhosas pela representatividade do município em um evento de tamanha importância.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados