Descalvado, 19 de Setembro de 2018 Busca:   
Região

Olhares da Gestão Cultural será em São Carlos

23/08/2016

Dirigentes, produtores e gestores culturais, artistas, estudantes e profissionais da área audiovisual de São Carlos e região não podem perder, no dia 30 de agosto, das 8h30 às 18h, o seminário “Olhares da Gestão Cultural”. A promoção é da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. O evento pretende fazer uma série de diálogos com pensadores, gestores e pesquisadores ligados ao tema, para discutir sobre as questões que envolvem a articulação e gestão nessa área, e de propiciar o compartilhamento de experiências bem-sucedidas.

Nesta edição, João Manoel da Costa Neto, chefe de gabinete, falará sobre os programas do Governo do Estado para a Cultura. A implantação do Sistema Municipal de Cultura será o tema da palestra de Bárbara Rodarte, mestranda em Estudos Culturais pela EACH-USP. Layo Barros, especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual e chefe do Escritório da ANCINE em São Paulo, falará sobre políticas para o desenvolvimento do Audiovisual. A implantação da SPCine será tratado por Renato Nery, diretor Executivo de Inovação, Criatividade e Acesso da SPCine. Ao final, haverá sessão comentada de A Moça que dançou com o diabo, com o diretor João Paulo Miranda. O curta-metragem premiado em Cannes, foi filmado em Rio Claro, com baixo orçamento.

O seminário é realizado pelas Oficinas Culturais em parceria com a UFSCar e com o apoio SENAC São Carlos. As inscrições terminam no próximo dia 26 e serão oferecidas 100 vagas.

Serviço
Seminário Olhares da Gestão Cultural
30/8 – terça-feira – 8h30 às 18h
Inscrições: 12 a 26/8
Seleção: primeiros inscritos
100 vagas
Para se inscrever, acesse https://goo.gl/forms/yp0xFFurVThiDWHM2
Local: Auditório do Senac: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos

Programação

8h30 – Credenciamento
9h às 12h
Mesa 1: Políticas Culturais - Programas do Governo do Estado para a Cultura

O palestrante abordará a gestão, os projetos e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

João Manoel da Costa Neto é Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Advogado, formou-se em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e fez pós-graduação em Direito Municipal e Políticas Públicas pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Implantação do Sistema Municipal de Cultura
A pesquisadora abordará o Sistema Municipal de Cultura como um todo, fornecendo informações conceituais, informações práticas para a implantação do Sistema e exemplos de cidades que já realizaram o processo.


Bárbara Rodarte é mestranda em Estudos Culturais pela EACH-USP, especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo CELACC-USP e tem MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou quatro anos na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, coordenando diversos editais e programas, como a Rede de Pontos de Cultura e o programa Pontos MIS. Atualmente, presta consultoria a seis municípios do interior para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Mediador: Prof. Arthur Autran, Doutor em Multimeios pela Unicamp, mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Comunicação Social pela USP, é Professor Associado no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

14h às 17h

Mesa 2: Políticas para o Audiovisual

Políticas para o desenvolvimento do Audiovisual
O palestrante falará sobre o panorama da gestão cultural na área audiovisual na perspectiva da ANCINE, debatendo principalmente o Fundo Setorial do Audiovisual.

Layo Barros é especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual e chefe do Escritório Regional da Agência Nacional de Cinema – ANCINE em São Paulo.

Implantação da SPCine
O profissional falará sobre a implantação e atuação da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – SPCine, empresa pública voltada para o desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para o setor audiovisual na Capital paulista.

Renato Nery é Diretor Executivo de Inovação, Criatividade e Acesso da SPCine. Graduado em Comunicação Social pela PUC-SP, desde 2003 atua no audiovisual colaborando com diversas políticas públicas para o setor, como DOCTV, ANIMATV e TELEFILMES. Na TV Cultura criou a plataforma de desenvolvimento de projetos LUMLAB e implantou a Coordenação de Co-produção e Políticas Públicas, até assumir em 2013 o fomento ao cinema da Secretaria Municipal de Cultura, onde desenvolveu, entre outros projetos, a implantação da SpCine.

Mediadora: Alessandra Meleiro é mestre em Multimeios pela Unicamp, doutora pela Escola de Comunicação e Artes da USP e pós-doutora em Media and Film Studies pela University of London. Pesquisadora associada do Cebrap, é professora adjunta de Imagem e Som da UFSCar. Autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no Mundo: indústria, política e mercado” e “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”. É presidente do Instituto Iniciativa Cultural e membro do Trade and Development Board da United Nations Conference on Trade and Development – UNCTAD.

17h às 18h

Encerramento: exibição do Curta “A Moça que dançou com o Diabo” e bate-papo com o diretor João Paulo Miranda

Sessão comentada do filme de João Paulo Miranda, \"A Moça que dançou com o diabo\", curta-metragem nacional rodado em Rio Claro, exibido e premiado em Cannes, cuja produção foi possível com baixíssimo orçamento.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados