Descalvado, 14 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Prefeitura firma TAC com o MP para regularizar contratações da Associação

24/09/2016

Irregularidades da Associação dos Funcionários da Santa Casa se arrastam há anos. Acordo e prazos são firmados para que o próximo governante cumpra a realização de concurso público



A Prefeitura Municipal de Descalvado, através de seus representantes legais, o prefeito Henrique do Nascimento e o procurador Geral do Município, dr. Silvio Bellini, acabam de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta [TAC], com o Ministério Público local para solucionar de vez as irregularidades nas contratações de funcionários através da Associação de Funcionários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado. A assinatura do Termo ocorreu no último dia 06 de setembro e até a próxima semana a Câmara de Vereadores deverá apreciar o Projeto de Lei que criará os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemia a serem contratados mediante aprovação em concurso público.

Pelo termo ajustado, a Prefeitura reconheceu que as contratações foram de fato irregulares e, para não romper o vínculo com a referida Associação e comprometer o atendimento de saúde à população, se comprometeu a regulamentar a realização de concurso público para a contratação de funcionários necessários para se garantir a continuidade do serviço de saúde.

O concurso é para a contratação de agentes comunitários de Saúde e agentes de Combate à Endemias. A questão é que no plano de cargos e salários da Prefeitura não existe os referidos cargos, necessitando de remessa de projeto de Lei à Câmara Municipal para a criação dos respectivos cargos.

O prazo ajustado para a providência que a Prefeitura deve tomar é de 60 dias a contar desde o último dia 06 de setembro deste ano. Em contato com a Procuradoria do Município, a informação é de que o Projeto de Lei está praticamente concluído e deverá ser encaminhado ao Legislativo até a próxima semana.

Espera-se que haja consenso entre os nobres vereadores e que colaborem para se por um fim à celeuma da Associação que se encontra sob intervenção pública municipal, aprovando o Projeto de Lei para que num prazo de mais 180 dias possa ser providenciada a abertura de concurso público municipal para os cargos em questão. Esse prazo, se tudo correr dentro do programado e não haver empecilhos por parte dos vereadores, o concurso público deverá ser realizado em março de 2017.

E para que seja possível a realização do concurso público o TAC prevê que sejam demitidos em média quatro desses funcionários da Associação por mês até se chegar à sua total extinção, pois os agentes em questão devem ser contratados e vinculados diretamente à Prefeitura, sem intermediários.

Atualmente são 54 agentes comunitários de Saúde e oito agentes de Combate à Endemia e para que o termo ajustado possa ser cumprido e seguido pelo próximo prefeito, o prazo máximo para total regularização ficou firmado em 31 de dezembro de 2019, colocando um fim às irregularidades criadas em mandatos anteriores.

O acordo definitivo entre Prefeitura e MP culmina com a finalização dos trabalhos de duas CPIS [Comissão Parlamentar de Inquérito] promovidas pela Câmara Municipal para se apurar fatos ocorridos na administração da Associação em períodos anteriores e durante a Intervenção, as quais tiveram seu encerramento nesta semana e em breve terão os dados divulgados.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados