Doença de Alzheimer será abordada em comemoração ao Dia do Idoso

Doença de Alzheimer será abordada em comemoração ao Dia do Idoso

Webmaster 24/09/2016 - 00:54
Numa parceria da SADS com o CMID, interessados poderão participar de um workshop sob vários tópicos da doença, no salão social da ACID


No dia 1º de outubro celebra-se no Brasil o Dia do Idoso e em comemoração a esta data o Conselho Municipal do Idoso de Descalvado [CMID], em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizará um workshop com o tema “O que é a Doença de Alzheimer???”.

O evento acontece no dia 30 de setembro, às 13h, no salão social da ACID [Associação Comercial e Industrial de Descalvado], situada à Rua Madre Cecília, 397 B, próximo à EMEF Padre Orestes Ladeira.

O workshop será ministrado pela drª Débora Lee, gerontóloga [EACH USP], do Centro de Promoção de Envelhecimento Saudável - Elderly, da cidade de Limeira [SP]. O tema inclui os tópicos do que é a doença, seus sintomas e suas fases e tratamento e prevenção, além de dicas de jogos e intervenções e atividades de estimulação cognitiva.

O evento será aberto a idosos, cuidadores de idosos, familiares que tenham doentes em casa e demais interessados. A participação é gratuita.

Como surgiu o Dia do Idoso
Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada outra lei [a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006] para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

Em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

Na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”.

A ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc.
O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Logo do Facebook Deixe seu comentário