Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Doença de Alzheimer será abordada em comemoração ao Dia do Idoso

24/09/2016

Numa parceria da SADS com o CMID, interessados poderão participar de um workshop sob vários tópicos da doença, no salão social da ACID


No dia 1º de outubro celebra-se no Brasil o Dia do Idoso e em comemoração a esta data o Conselho Municipal do Idoso de Descalvado [CMID], em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizará um workshop com o tema “O que é a Doença de Alzheimer???”.

O evento acontece no dia 30 de setembro, às 13h, no salão social da ACID [Associação Comercial e Industrial de Descalvado], situada à Rua Madre Cecília, 397 B, próximo à EMEF Padre Orestes Ladeira.

O workshop será ministrado pela drª Débora Lee, gerontóloga [EACH USP], do Centro de Promoção de Envelhecimento Saudável - Elderly, da cidade de Limeira [SP]. O tema inclui os tópicos do que é a doença, seus sintomas e suas fases e tratamento e prevenção, além de dicas de jogos e intervenções e atividades de estimulação cognitiva.

O evento será aberto a idosos, cuidadores de idosos, familiares que tenham doentes em casa e demais interessados. A participação é gratuita.

Como surgiu o Dia do Idoso
Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada outra lei [a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006] para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

Em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

Na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”.

A ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc.
O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados