Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Nova área de transbordo de lixo está em obras de adequação

30/09/2016

Administração investirá R$ 125 mil de recursos próprios para regularizar a área liberada pela CETESB para captação de lixo doméstico


Desde que a antiga área de transbordo foi lacrada pela CETESB [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo], em dezembro do ano passado que a atual administração vem trabalhando para a liberação de uma nova área e até o final de agosto desse ano, as obras de adequação na Estação de Tratamento de Esgoto [ETE] estão bastante avançadas para em receber o transbordo do lixo da cidade.

A antiga área, localizada no acesso da SP-215, Horto da Aurora com fundos para o Bairro Bosque do Tamanduá foi denunciada por ser incendiada diversas vezes trazendo problemas de saúde para os moradores das proximidades e riscos de acidentes na rodovia, além de ser irregular desde que foi aberta em meados de 2009.

Lacrada de vez pela CETESB, o ex-secretário de Obras, Luiz Antonio do Pinho já vinha trabalhando junto ao órgão para a liberação de uma nova área para que o município possa fazer o transbordo de forma regular. A área indicada foi a ETE, localizada na Estrada do ‘Ranchão’ que teve prévia liberação para a execução de obras de adequação.

A empresa Construdez Construção Civil Ltda. ME., responsável pela obra já realizou a parte de fundação com os bate estacas para a concretagem do local que receberá as caçambas estacionárias, com captação de chorume, para que o lixo seja transportado até a incineração. A obra está orçada em R$ 125.779,42 a serem pagos com recursos próprios da administração.

O secretário Municipal de Finanças, Geraldo Campos esteve com o prefeito Henrique do Nascimento vistoriando a construção e pode verificar o bom andamento das obras. Assim que esta primeira etapa estiver concluída será solicitada a licença definitiva para o uso do local. A obra de adequação ainda conta com uma segunda etapa que será a contratação da cobertura onde ficarão as caçambas estacionárias.

Lagoa de tratamento de esgoto
O próximo passo, que infelizmente ficará para o próximo gestor público será colocar em funcionamento as lagoas de tratamento de esgoto da ETE, para as quais ficou definido a necessidade de colocação da manta impermeabilizadora.

Como o governo não tem verbas empenhadas para esta obra em 2016, o ex-secretário Pinho se adiantou e conseguiu que o Governo Estadual se comprometesse a emprenhar e liberar recursos para o próximo ano, para que Descalvado possa fazer parte do rol de municípios com 100% de esgoto tratado.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados