Saúde reduz aplicação de recursos em mais de 6% no último quadrimestre

Saúde reduz aplicação de recursos em mais de 6% no último quadrimestre

Webmaster 30/09/2016 - 20:35
Meta é fechar o ano com a aplicação de 30% da receita municipal. Dados e relatório dos últimos quatro meses foram apresentados em Audiência Pública, no Plenário da Câmara


A Secretaria Municipal de Saúde realizou sua segunda Audiência Pública do ano, referente ao segundo quadrimestre – maio, junho, julho e agosto – e os dados apresentados no Plenário da Câmara Municipal no último dia 27, terça-feira, estão satisfatório para a administração municipal. Em comparação ao primeiro quadrimestre o setor reduziu em 6,82% a aplicação dos recursos públicos, baixando de 38,82% para 32%.

Segundo a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, a meta é que esse percentual ainda baixe para 30% até o final do exercício de 2016, lembrando que a Lei é muito clara e obriga cada município a investir no mínimo 15% do total da arrecadação das receitas próprias e de recursos provenientes de transferências Estaduais e Federais.

Os dados apresentados indicam um aumento do número de cirurgias eletivas que passaram de 25 para 41 de um quadrimestre a outro, um dado muito importante e satisfatório, pois tem diminuído a lista de esperas. Houve significativo aumento na realização dos exames de teste do pezinho e do olhinho em recém-nascidos.

A parceria com o Hospital do Câncer de Barretos proporcionou uma nova dinâmica na realização de exames de Papanicolau que saltou de 700 para 1.600, número que ainda se elevará durante a Campanha do Outubro Rosa, que incentiva a prevenção de câncer de colo de útero e de mama.

A saúde bucal foi outro setor que teve o atendimento preventivo dobrado, com relação à constância de escovações e aplicação de flúor. Luiza disse que com isso o número de extrações dentárias reduziu pela metade. Os encaminhamentos para tratamentos especiais na UNESP- Araraquara subiram de 18 para 34.

E apesar da frota da saúde estar muito desgastada, ainda assim ficou comprovado que a Prefeitura gasta muito menos com combustível e manutenção dos veículos do que se tivesse terceirizado o serviço. O gasto tem sido de R$ 50 mil por mês e o transporte atingiu o atendimento de 5.085 pacientes com 3.035 acompanhantes no período em questão.

Os registros da Equipe de Controle de Vetores indicam uma queda para os suspeitos e ou doentes com Dengue, além do trabalho massivo para livrar a cidade de uma epidemia o clima tem favorecido a ausência de criadouros. Outra grande vitória é a conscientização da população que também tem contribuído para manter a densidade larvária no município bem abaixo do recomendado: 0,4% contra o 1,0% considerável aceitável.

Amamentação
Na área da suplementação alimentar a Saúde Municipal desembolsa um valor significativo para atender 368 crianças com o fornecimento de 550 latas de leite em pó, um fator até preocupante, pois indica que as mães estão deixando de amamentar seus filhos com leite materno. Pensa-se para um futuro fazer um trabalho junto aos médicos para que estimulem as mães durante as consultas a amamentarem naturalmente garantindo uma melhor saúde e melhor desenvolvimento das crianças.

Folha de pagamento
A significativa redução dos custos com a folha de pagamento, através da demissão de seis médicos contratados pela Associação da Irmandade da Santa Casa, subsidiada pela Prefeitura, além de outras demissões que baixaram o quadro de contratados de 125 para cerca de 90.

A Prefeitura teve que desembolsar quase R$ 1 milhão com os acertos financeiros e agora, pelo menos os médicos são prestadores de serviços e não mais funcionários. Esta é uma questão que vem sendo debatida em conjunto com o Ministério Público para a regularização das contratações que foram feitas ao longo dos anos através da entidade. No futuro a Associação deixará de existir, a administração está trabalhando para atender o TAC [Termo de Ajuste de Conduta] firmado nas últimas semanas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário