Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Saúde reduz aplicação de recursos em mais de 6% no último quadrimestre

30/09/2016

Meta é fechar o ano com a aplicação de 30% da receita municipal. Dados e relatório dos últimos quatro meses foram apresentados em Audiência Pública, no Plenário da Câmara


A Secretaria Municipal de Saúde realizou sua segunda Audiência Pública do ano, referente ao segundo quadrimestre – maio, junho, julho e agosto – e os dados apresentados no Plenário da Câmara Municipal no último dia 27, terça-feira, estão satisfatório para a administração municipal. Em comparação ao primeiro quadrimestre o setor reduziu em 6,82% a aplicação dos recursos públicos, baixando de 38,82% para 32%.

Segundo a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, a meta é que esse percentual ainda baixe para 30% até o final do exercício de 2016, lembrando que a Lei é muito clara e obriga cada município a investir no mínimo 15% do total da arrecadação das receitas próprias e de recursos provenientes de transferências Estaduais e Federais.

Os dados apresentados indicam um aumento do número de cirurgias eletivas que passaram de 25 para 41 de um quadrimestre a outro, um dado muito importante e satisfatório, pois tem diminuído a lista de esperas. Houve significativo aumento na realização dos exames de teste do pezinho e do olhinho em recém-nascidos.

A parceria com o Hospital do Câncer de Barretos proporcionou uma nova dinâmica na realização de exames de Papanicolau que saltou de 700 para 1.600, número que ainda se elevará durante a Campanha do Outubro Rosa, que incentiva a prevenção de câncer de colo de útero e de mama.

A saúde bucal foi outro setor que teve o atendimento preventivo dobrado, com relação à constância de escovações e aplicação de flúor. Luiza disse que com isso o número de extrações dentárias reduziu pela metade. Os encaminhamentos para tratamentos especiais na UNESP- Araraquara subiram de 18 para 34.

E apesar da frota da saúde estar muito desgastada, ainda assim ficou comprovado que a Prefeitura gasta muito menos com combustível e manutenção dos veículos do que se tivesse terceirizado o serviço. O gasto tem sido de R$ 50 mil por mês e o transporte atingiu o atendimento de 5.085 pacientes com 3.035 acompanhantes no período em questão.

Os registros da Equipe de Controle de Vetores indicam uma queda para os suspeitos e ou doentes com Dengue, além do trabalho massivo para livrar a cidade de uma epidemia o clima tem favorecido a ausência de criadouros. Outra grande vitória é a conscientização da população que também tem contribuído para manter a densidade larvária no município bem abaixo do recomendado: 0,4% contra o 1,0% considerável aceitável.

Amamentação
Na área da suplementação alimentar a Saúde Municipal desembolsa um valor significativo para atender 368 crianças com o fornecimento de 550 latas de leite em pó, um fator até preocupante, pois indica que as mães estão deixando de amamentar seus filhos com leite materno. Pensa-se para um futuro fazer um trabalho junto aos médicos para que estimulem as mães durante as consultas a amamentarem naturalmente garantindo uma melhor saúde e melhor desenvolvimento das crianças.

Folha de pagamento
A significativa redução dos custos com a folha de pagamento, através da demissão de seis médicos contratados pela Associação da Irmandade da Santa Casa, subsidiada pela Prefeitura, além de outras demissões que baixaram o quadro de contratados de 125 para cerca de 90.

A Prefeitura teve que desembolsar quase R$ 1 milhão com os acertos financeiros e agora, pelo menos os médicos são prestadores de serviços e não mais funcionários. Esta é uma questão que vem sendo debatida em conjunto com o Ministério Público para a regularização das contratações que foram feitas ao longo dos anos através da entidade. No futuro a Associação deixará de existir, a administração está trabalhando para atender o TAC [Termo de Ajuste de Conduta] firmado nas últimas semanas.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados