Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Campanha de Hepatite C não detecta nenhum caso em Descalvado

07/10/2016

Rotary Club e Associação dos Portadores de Hepatite disponibilizaram 650 testes gratuitos para a Campanha Hepatite Zero, mais de 600 pessoas passaram pelo teste



Iniciada em 20 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, a Campanha Hepatite Zero teve seu encerramento no chamado Dia ‘D’, no último dia 1º de outubro, sábado, na Praça do Jardim Velho, numa parceria entre Rotary Club de Descalvado com a administração municipal, através da Secretaria de Saúde. Mais de 600 pessoas passaram pelo teste gratuito durante a campanha e nenhum caso foi detectado positivo.

No Estado de São Paulo, a campanha começou pela Associação dos Portadores de Hepatite [de São Paulo] e teve o apoio e parceria do Rotary, mas a erradicação da doença vem sendo encampada pelo Rotary no mundo todo, assim como tem feito para erradicar de vez a Poliomielite. “A ideia era testar pessoas acima de 40 anos, pois se houver a doença o tratamento já é precoce, quem tem Hepatite não apresenta sintomas e quando apresentar significa que o fígado já está comprometido”, explicou a presidente do Rotary, Silvia Pratta Pulici. A Campanha visa adiantar para os casos positivos o tratamento garantindo a sobrevida do paciente.

Participaram da ação no Dia ‘D’ mais de 20 pessoas voluntárias do Rotary Club, Casa da Amizade, Rotaract, estudantes de Enfermagem e de Biomedicina. Ao todo foram disponibilizados 650 testes para o município, 300 só para o último dia.

Nos Postos de Saúde 270 pessoas procuraram pelo teste gratuito e todos também foram negativos.
Os exames foram direcionados para as pessoas acima dos 40 anos de idade, mas também estiveram disponíveis para quem tivesse interesse e também para pessoas com tatuagem e aquelas que passaram por algum tipo de cirurgia em outras décadas.

“Falei com os médicos dos PSFs e vimos que a aceitação da população foi muito boa. Muitos não se interessam em saber se tem ou não a doença e não procuram os postos de saúde para fazer o exame”, comentou Silvia atribuindo o sucesso da Campanha pela ampla divulgação feita. “Essa é a nossa primeira campanha na área de saúde depois da Poliomielite, eu gostei muito, a contar pela colaboração dos funcionários dos PSFs, sem os quais não seria possível”.

A presidente do Centro de Solidariedade Madre Teresa, Lucia Helena Bife Pulici foi uma das pessoas que entrou na fila durante o Dia ‘D’, no Jardim Velho para fazer o exame. Ela disse que a prevenção foi o seu estímulo para participar. “O Rotary está sempre disposto a fazer essas campanhas maravilhosas e acho que é o caminho a prevenção”, declarou.




Voltar


Descalvado foi detectado isento de Hepatite C durante Campanha


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados