Descalvado, 13 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Mais de mil crianças passaram por avaliação durante Campanha de Multivacinação

07/10/2016

Primeira vez que campanha inclui adolescentes até os 15 anos e o interesse por meninas para a imunização contra o HPV foi baixo



A Campanha Nacional de Multivacinação teve seu encerramento no último dia 30, sexta-feira, e este foi o primeiro ano a incluir adolescentes até os 15 anos de idade para a atualização da caderneta de vacinação. Em Descalvado, 535 adolescentes de 9 a 15 anos compareceram para uma avaliação e 200 tomaram vacinas. Mais de mil crianças passaram pela avaliação.

O objetivo da Campanha é melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis - aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação. A estratégia foi difundida em todo o país desde o dia 19 de setembro.

De acordo com a enfermeira responsável pela campanha no município, Maria de Lourdes Santana, o Ministério da Saúde não estipulou nenhuma meta e o público alvo foram as crianças de 0 a 5 anos de idade, incluindo-se desta vez os adolescentes. Compareceram às unidades de saúde 1082 crianças de 0 a 5 anos, das quais apenas 296 tomaram a vacina, as demais estavam com as doses em dia.

O que chamou a atenção foi o baixo interesse das meninas de 09 a 13 de idades que deveriam tomar a vacina contra o HPV. “A vacina é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV [6, 11, 16, 18]. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país”, explicou Lourdes.

A campanha pretendia mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas que pode ser garantido com apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece 6 meses após a primeira aplicação. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Para a prevenção acontecer é preciso tomar as duas doses.

Do número de adolescentes apontado, 139 foram imunizados contra o HPV e 61 tomaram outras vacinas como HepB, SCR, DA, e FA.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados