Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Secretarias de Saúde e Educação iniciam a Campanha de ‘Eliminação dos 3 Bichos’

07/10/2016

A Campanha abrange três doenças: geohelmintíase [bicho da barriga], tracoma [bicho do olho] e hanseníase [bicho da pele]. Alunos da rede pública precisam da autorização dos pais




Começou a mobilização nacional para a Eliminação dos Três Bichos, do Ministério da Saúde, e em Descalvado algumas escolas já estão em ação desde o dia 03 de outubro. A Campanha visa combater a Geohelmintíase, Tracoma e Hanseníase em crianças de 05 a 14 anos de idade. A chamada é para que os pais assinem a autorização para os exames e os formulários com várias questões. A primeira reunião com os professores aconteceu na EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha, a reunião com os pais será no próximo dia 10, segunda-feira.

A Campanha 3 Bichos está sendo desenvolvida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura [SEEC]. “O trabalho consiste na divulgação para todos os alunos, diretores e professores, da importância de se tratar verminoses, Hanseníase e o Tracoma”, explica a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

A mobilização em Descalvado está sendo feita nas EMEFs Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha e Profª. Thereza dos Anjos Puoli. Em 2013 essa campanha foi realizada, nas escolas Profª. Dirce Sartori Serpentino; em 2014 na escola Dr. Cid Muniz Barreto e, em 2015 nas escolas Coronel Tobias e Padre Orestes Ladeira.

A ação nas escolas consiste na realização de exames e emprego de medicação, por isso a necessidade das crianças e adolescentes ter a autorização dos pais. A Vigilância Epidemiológica já deixou nas escolas os impressos de autorização e aqueles que já foram liberados pelos pais serão submetidos aos exames.

Segundo Lourdes, a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. Sendo a participação das crianças e adolescentes na campanha imprescindível para a eliminação das doenças que fazem muitas vítimas ao redor do mundo.

As doenças
As geohelmintíases são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

O tracoma é doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. As alterações na córnea podem levar à cegueira.

Hanseníase é doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Antigamente era conhecida como lepra.

Medicação
A Vigilância informa que a medicação utilizada para as geohelmintíases será o Albendazol 400mg comprimidos mastigáveis. No caso do tracoma o procedimento adotado é a avaliação e no caso da hanseníase se solicita aos pais que respondam um formulário. Mesmo que a criança tenha sido medicada para “verme” anteriormente, ela pode ser medicada novamente.

Programação da Campanha:
10/10 – Reunião dos pais na Escola Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha

18/10 a 21/10 – Avaliação e distribuição da medicação de vermes [mediante a autorização] na Escola Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha.

10/10 – Reunião dos professores Profa. Thereza dos Anjos Puoli

17/10 – Reunião de pais Profa. Thereza dos Anjos Puoli.

24/10 a 28/10 - Avaliação e distribuição da medicação de vermes [mediante a autorização] na Escola Profa. Thereza dos Anjos Puoli.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados