Escolas de Descalvado tem 241 alunos medalhistas na 19 ª OBA 2016

Escolas de Descalvado tem 241 alunos medalhistas na 19 ª OBA 2016

Webmaster 21/10/2016 - 10:32
Única fase aconteceu em maio deste ano, mas certificados foram encaminhados para as 10 escolas participantes no final de setembro. Quase 8 mil escolas do país fizeram inscrições


Cerca de 750 mil alunos da rede de ensino pública e privada participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica [OBA] realizada neste ano de 2016. Os alunos participantes foram de 7.895 escolas, das quais Descalvado também fez parte com 241 alunos representando dez escolas do município. Os finalistas da olímpiada receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira [SAB] em parceria com a Agência Espacial Brasileira [AEB] e é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio e ocorre totalmente dentro da própria escola, com uma única fase dentro do mesmo ano letivo, assim os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Para participar das edições da OBA é preciso preencher a mesma ficha de cadastro que está disponível no link cadastro de Escolas. Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre a olimpíada.

Este ano a prova foi realizada em 13 de maio, mas os certificados foram entregues em setembro, em pacote enviado aos professores representantes de cada escola, com os certificados de todos os participantes com suas respectivas medalhas. O coordenador Nacional da Oba, o astrônomo profº dr. João Batista Garcia Canalle enviou à Prefeitura de Descalvado os parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos da cidade, bem como seus professores e escolas inscritas no evento e espera que muito mais alunos participem do OBA 2017.

Participaram desta olímpiada as EMEFs Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha, CAIC – dr. Cid Muniz Barreto, Padre Orestes Ladeira, Profª Maria Sylvia Traldi de Marco, Profª Edna Maria do Amaral Marini, Prof. Andrelino Casare, Profª Dirce Sartori Serpentino e Coronel Tobias, além das escolas particulares CEDESC e SESI 205.

Objetivos da OBA
Os objetivos do evento são o de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

O prefeito municipal de Descalvado, Henrique do Nascimento e toda sua equipe de governo parabeniza a todos os alunos que participaram do OBA 2016 e que venha o OBA 2017!

Logo do Facebook Deixe seu comentário