Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Carreta ‘Mulheres de Peito’ fará mamografia em mulheres a partir dos 35 anos

28/10/2016

Unidade móvel do Governo estará em Descalvado de 07 de novembro a 03 de dezembro para exames preventivos do câncer de mama. Secretaria de Saúde do Município prevê o atendimento de mais de 12% das mulheres até os 69 anos



Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado conseguiu junto ao Governo do Estado a vinda da Carreta Mulheres de Peito para dinamizar os exames de mamografia em mulheres com idade acima de 35 anos. A carreta estará na cidade de 07 de novembro a 03 de dezembro, com ponto fixo ao lado da Praça Deolindo Zaffalon. A expectativa é de que mais de 800 mulheres façam o exame de forma gratuita.

O pedido foi formalizado à Secretaria de Saúde do Estado, pela diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, no ano passado e a resposta positiva veio no final do ano para que uma data fosse escolhida em 2016. A programação da Carreta Mulheres de Peito foi incluída na Campanha Outubro Rosa, na qual Descalvado priorizou o exame preventivo de câncer de colo de útero, através do Papanicolau. Agora com toda estrutura e profissionais técnicos a Carreta atenderá à demanda do exame preventivo de câncer de mama.

O programa visa atender mulheres a partir dos 35 aos 49 anos, que devem estar munidas do pedido médico, RG e cartão do SUS, depois de terem sido agendadas pelas unidades de Saúde do município. A meta é a realização de 50 mamografias por dia, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h e, 25 exames aos sábados, das 9 às 13h, exceto nos dias 14 e 15 de novembro [ponto facultativo e feriado].

Cinco vagas diárias serão reservadas para a demanda espontânea, para mulheres a partir dos 50 anos de idade que queiram fazer o exame mesmo sem o pedido médico, tendo que apresentar apenas o RG e o cartão SUS. Essas mulheres serão atendidas a partir das 16h30, durante a semana. Espera-se um atendimento de 860 mulheres que corresponde a 12,08% da população feminina de Descalvado de 35 a 69 anos. De acordo com dados do Sistema SEADE de Projeções Populacionais, o município teria até julho deste ano 7.119 mulheres na faixa de idade estipulada pela campanha preventiva do câncer de mama.

O atendimento para as mulheres agendadas e demanda espontânea será realizado até o dia 30 de novembro, de 01 a 03 de dezembro será reservado para complementações a serem feitas ou para casos de intercorrências.

De acordo com a diretora de Saúde os agendamentos estarão a cargo das unidades de Saúde, com concentração na unidade Dr. Vital Brasil, do centro da cidade que encaminhará a agenda para a Carreta. As mulheres com pedidos médicos serão avisadas e deverão comparecer dentro do horário acima especificado. A realização do exame é rápida, sendo que a cada dez minutos uma paciente será atendida.

Luiza Tinelli, mais uma vez está bastante otimista com essa conquista para as mulheres de Descalvado, pois a vinda da Carreta só foi possível devido o município atender todas as exigências da Secretaria de Estado para a aplicação do Programa Mulheres de Peito que fará o encerramento da Campanha Outubro Rosa.

“Mulheres de Peito”
Esse é um projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizando diagnóstico precoce, promovendo o tratamento de uma possível lesão e reabilitar as pacientes.

O projeto existe há um ano e meio, e as unidades móveis já percorreram mais de 50 locais e municípios no Estado de São Paulo, dentre eles: Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Itapevi, Rio Claro, Sorocaba, Bauru, Marília, Morungaba, Praia Grande, São Carlos e Avaré.

Já foram realizadas mais de 49 mil mamografias, 2 mil exames de ultrassom, 300 biópsias. Das cerca de 50 mil mulheres avaliadas, 700 foram encaminhadas para centros de referência com o objetivo de dar continuidade às investigações das alterações apresentadas pelos laudos.

Resultados dos exames
A Fundação IDI atua no Projeto Mulheres de Peito, através da administração do contrato do SEDI 3 [Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem]. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o SEDI – Serviço da Secretaria que emite laudos à distância – na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Unidade Móvel
O Governo do Estado possui quatro unidades móveis – carretas -equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As unidades móveis do Projeto Mulheres de Peito, contam com uma equipe multidisciplinar com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

O foco do programa é atender mulheres entre 35 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados