Descalvado, 20 de Julho de 2018 Busca:   
Região

USP Pirassununga terá o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina

03/11/2016

Pirassununga se destaca como uma cidade acadêmica de ponta, que abriga o maior Campus da USP em extensão territorial: o Campus Fernando Costa. Agora vai se destacar também por oferecer o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina.

Quem abraçou o projeto foi a PremieR pet, empresa 100% brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos. A empresa firmou um convênio técnico-científico com a USP e está investindo R$ 2 milhões na construção do CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos, um espaço com cerca de 1.200m2 localizado dentro do Campus Fernando Costa. Quando concluída, a estrutura será oficialmente doada pela PremieR pet para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.

“Temos a inovação em nosso DNA e sempre trabalhamos para incentivar a geração de conhecimento científico na área de nutrição de cães e gatos. Estamos habituados a receber estudantes e pesquisadores no Centro de Desenvolvimento Nutricional - CDN de nossa fábrica em Dourado, considerado uma referência na América Latina. Temos fortes parcerias com Universidades, programas de apoio e patrocínio à pesquisa, e muito orgulho de abrigar um celeiro de novos conhecimentos. Desejamos agora expandir os horizontes e contribuir para potencializar ainda mais a geração de conhecimento científico dentro do universo acadêmico, fazendo com que cada vez mais estudantes tenham acesso a disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de estágios, programas de aprimoramento etc. Por isso estamos investindo na criação do CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos em Pirassununga, aplicando todo o nosso know-how e em parceria com renomados mestres e doutores na área”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet.

PROJETO INOVADOR

O CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP trará para o Brasil um modelo bem-sucedido de Universidades Internacionais. “Vamos associar a Iniciativa privada, Universidade e Comunidade, com a realização de pesquisas de alto nível e alto impacto na disciplina Nutrição de Cães e Gatos, que passa a ser obrigatória na grade curricular da FMVZ/USP a partir de 2017”, explica o Prof. Dr. Márcio A. Brunetto, responsável pela disciplina. Brunetto vem acompanhando desde o início o desenvolvimento do projeto e envolveu-se diretamente na coordenação para garantir que a estrutura física atenda todas as necessidades de um espaço de referência internacional.

O CEPEN PET terá aproximadamente 1.200m2 e contará com infraestrutura completa: auditório; salas de aula para pelo menos 80 alunos; dormitórios para alojar com segurança estudantes do Campus São Paulo que se deslocam para os estudos e necessitam pernoitar; escritórios administrativos; sala de reuniões para receber pesquisadores e visitantes do Brasil e exterior; canil e gatil para abrigar entre 20 e 50 animais e a realização de estudos de digestibilidade; laboratório equipado para análises; sala de matérias-primas para armazenamento de alimentos e ingredientes; ambulatório para cuidados e coleta de amostras; sala de banho e tosa para cuidados com os animais.

“Não estamos poupando esforços para garantir uma estrutura completa, moderna, altamente equipada e um ambiente saudável para estudantes e animais, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar serão atendidas segundo rigorosas normas internacionais”, afirma Brunetto.

De acordo com o diretor da FMVZ/USP, Prof. Dr. José Antonio Visintin, o potencial de desenvolvimento do segmento de pet foodfaz com que a busca por ingredientes alternativos para formulação de alimentos, implementação de novas pesquisas e formação de profissionais qualificados seja crescente. “Dessa forma, a construção de um Centro de Pesquisas nesta área no próprio campus da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP será muito importante para dar as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas de ponta; desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos. Além de tudo isso, a infraestrutura será importante para melhorar as condições de ensino e para receber e alojar estudantes provindos de outros estados e países com o intuito de se aperfeiçoar nesta área do conhecimento\", comemora.

Fonte: PremieR pet/Repórter Naressi





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados