Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos nesta semana

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos nesta semana

Webmaster 04/11/2016 - 15:49
Há mais de um século, a entidade sem fins lucrativos vem prestando relevantes serviços de atendimento à saúde e à vida da comunidade descalvadense. Administração da entidade fala das atuais dificuldades





A Irmandade a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa neste dia 04 de novembro, sexta-feira, seus 121 anos de fundação. Uma instituição do setor privado que responde como pessoa jurídica sem fins lucrativos, voltada à prestação de serviços de saúde aos munícipes de Descalvado e a todos aqueles que necessitam.

Atualmente, o Hospital conta com106 colaboradores, 39 profissionais médicos [as] em seu Corpo Clínico de diversas especialidades, realizando em média 41.736 atendimentos por ano em seu Pronto Socorro e Pronto Atendimento Médico, o que representa uma média de 116 atendimentos/dia.

Para aqueles menos informados, a entidade não foi criada e muito menos pertence a nenhum grupo familiar ou político. Não visa lucros e todos os recursos recebidos são gastos no tratamento e recuperação da saúde de seus usuários.

A Santa Casa pertence à população de Descalvado, sob o comando da provedoria e mesa administrativa cujos componentes são pessoas que trabalham voluntariamente, sem salários ou rendimentos e sempre imbuídos dentro de um espírito de cidadania e amor ao próximo, se dedicando diariamente para manter a entidade funcionando e prestando com qualidade toda a assistência e cuidados a qualquer indivíduo que necessite.

“É muito triste quando nos deparamos com pessoas que não entendem ou não querem entender a missão de uma instituição tão importante na vida de todos nós. A Santa Casa em qualquer lugar no Brasil é uma grande parceira no sistema de saúde de um Município e de um Estado. Aqui em Descalvado como em vários municípios é o único hospital da cidade. Enquanto todas as unidades de saúde do município que pertencem à rede básica estão com suas ‘portas fechadas’ a maior parte do tempo, a Santa Casa permanece aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, mantendo uma estrutura digna e um grupo de profissionais que atendem salvando vidas por todo o tempo”, explica o administrador hospitalar, Wilder Bertonha.


Repasse do SUS cobre apenas 10% das despesas
A Santa Casa de Descalvado por ser filantrópica e estar conveniada pelo Sistema Único de Saúde – SUS - obrigatoriamente tem que atender 60% de sua
capacidade através do SUS e 40% através de convênios e particulares. As despesas que isso gera é o que tem provocado um grande rombo orçamentário, porque os atendimentos com o SUS têm um valor repassado de R$ 58.000,00, que representam somente 10% das despesas que a Santa Casa tem todos os meses, considerando que 40% desse valor ficam retidos judicialmente para saldar dívidas de ações trabalhistas do passado.

Já o valor de R$ 360.000,00 repassado mensalmente pelo município através da subvenção é suficiente para cobrir apenas parte das despesas que a Santa Casa possui com a estrutura
e atendimentos oferecidos pelo Pronto Socorro, Sobreavisos Médicos em diversas especialidades 24 horas por dia. As outras receitas não são suficientes para cobrir as despesas mensais que a Santa Casa possui, principalmente com os serviços de Urgência
e Emergência “Pronto Socorro”, Sobreavisos Médicos das Especialidades da Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clinica, Cirúrgica, Ortopedia, Emergência/Transferência, ambulatório de Cardiologia e de Radiologia “Raio-X” 24 horas por dia que representam em média 60% dos gastos despendidos pela Santa Casa. Atualmente a Santa Casa trabalha com um déficit mensal estimado em 100 mil reais, o que agrava ainda mais a sua situação.

Muitos se esquecem de que a “Saúde é Direito de Todos e Obrigação do Estado”. A Santa Casa é uma grande parceira do Pode Público, mas a obrigação por custear a prestação de seus serviços é do Estado e consequentemente do Município. Não
somente os serviços de recuperação da saúde de seus usuários, cirurgias e internações, os serviços de Urgência/Emergência e sobreaviso médico das diversas especialidades que são aqueles prestados pelo Pronto Socorro também são de obrigação do Município.


Nova reveladora do Raio-X
Para melhor entendimento, se a Santa Casa - único hospital da cidade - fechar suas portas, obrigatoriamente o Município terá que oferecer à população os mesmos serviços prestados pela Santa Casa 24 horas por dia que certamente irão dificultar, encarecer e sobrecarregar ainda mais os cofres públicos, podendo colocar em risco a vida de toda a população.

Atualmente a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de
Descalvado é administrada por pessoas sérias e comprometidas, que não estão medindo esforços para mantê-la. A exemplo, já nos primeiros meses desta Provedoria, a reveladora do Raio-X foi substituída graças a doação de algumas pessoas que
sensibilizadas pela urgência decidiram não aguardar as promessas do Poder Público.

Santa Casa pode fechar as portas
Importante ainda registrar que quando a nova Provedoria assumiu, encontrou uma Santa Casa com um passivo “absurdo”, dívidas trabalhistas e com fornecedores, compromisso elevado com parcelamento do FGTS, licenciamentos e IPVA´s dos veículos todos atrasados, parte do imóvel arrematado/adjudicado por terceiros que agora buscam a divisão do imóvel e recebimento de aluguel, ou seja, uma grave situação que não será resolvida caso os repasses públicos continuarem sendo insuficientes. Enquanto isto não acontecer, a administração da Santa Casa continuará se esforçando para que o Hospital não venha fechar suas portas, contando com o apoio e confiança da comunidade e de nossos colaboradores “funcionários e profissionais médicos” que tem contribuído das mais variadas formas amenizando a situação.

“A Santa Casa de Descalvado é uma entidade respeitada, e a população merece respeito e nosso agradecimento pela luta diária em se manter um hospital, graças ao apoio dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade com doações, trabalhos voluntários e inúmeras ações que revelam que acima de tudo, a solidariedade e a verdade sempre se destacam”, finaliza Bertonha.

Deseja saber mais sobre a Santa Casa, acesse o site:
www.santacasadedescalvado.com.br, lá você poderá conhecer um pouco mais da história, missão, valores, prestação de contas de todos os eventos e receitas/despesas, cadastrar-se como doador e tudo mais que você possa conhecer e contribuir com a entidade.



Logo do Facebook Deixe seu comentário