Agendamento e atendimento da Carreta “Mulheres de Peito” estão suspensos

Agendamento e atendimento da Carreta “Mulheres de Peito” estão suspensos

Webmaster 10/11/2016 - 08:32
Longa viagem para chegar à Descalvado pode ter danificado algum circuito sensível e mamógrafo não estava transmitindo a radiação necessária para o exame. Secretaria de Saúde aguarda chegada do técnico nesta quinta-feira, 10



A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer à população sobre a suspensão do atendimento pela Carreta ‘Mulheres de Peito’, que chegou a Descalvado na segunda-feira, 07, e que devido a alguns problemas técnicos não conseguiu efetivar os exames de mamografia. O técnico responsável pelos aparelhos de alta tecnologia, da Secretaria de Estado da Saúde deverá chegar ao município nesta quinta-feira, 10, para realizar os reparos.

Infelizmente, devido à distância percorrida pela Carreta para chegar a Descalvado houve algum dano nos circuitos que são extremamente sensíveis, e durante os primeiros atendimentos na segunda-feira, percebeu-se que o equipamento de mamografia não estava transmitindo a radiação para a conclusão do exame.

Os agendamentos de segunda, terça e quarta-feira serão revisados para que assim que o técnico efetuar os reparos, as mulheres cadastradas possam ser atendidas e as primeiras que chegaram à carreta no primeiro dia, também terão os exames refeitos.

Em contato com a central da Secretaria Estadual, a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli conseguiu ampliar a estadia da Carreta em Descalvado para que não haja prejuízos para as mulheres agendadas de 35 a 49 anos e as interessadas a partir dos 50 anos.

A Carreta ficará estacionada na Praça Deolindo Zaffalon até o dia 10 de dezembro, com atendimentos até o dia 07, nos moldes já anunciados. Das 9 às 18h durante a semana e das 9 às 13h aos sábados [exceto nos dias 14 e 15 – Ponto Facultativo e Feriado]. Durante a semana serão reservadas 05 vagas a partir das 16h30 para a demanda espontânea – mulheres a partir dos 50 anos sem agendamento.

Os agendamentos serão realizados pelas unidades de Saúde de cada bairro e os que forem feitos terão o resultado em dez dias, disponibilizados no Centro de Saúde, do centro, “Dr. Vital Brasil”.

A administração municipal pede compreensão a todas as mulheres agendadas que já estiveram na Carreta e que terão que retornar assim que o sistema for reestabelecido e àquelas que ainda não conseguiram o agendamento devido a esta pane. Assim que o sistema voltar a operar a Prefeitura estará informando a população pelos canais da Ouvidoria, sites, jornais e rádio.

Vale ressaltar que o Programa da Carreta ‘Mulheres de Peito” vem de encontro à Campanha do Outubro Rosa e foi um pedido feito ao Governo do Estado, ainda em 2014, pelo vereador Argeu Reschini, que reforçou o pedido em 2015 e no início de 2016. Descalvado prevê um atendimento para mais de 800 mulheres.

Logo do Facebook Deixe seu comentário