Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Descalvado

Experiências na formação de educadores em Descalvado serão apresentadas na capital gaúcha

11/11/2016

Base de estudos e formação na educação infantil apontam as ações lúdicas como experiências singulares para a formação integral da criança


A pedagoga Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FC [Bauru/SP], que vem atuando na área de Educação Infantil e responsável por vários simpósios de formação a gestores e professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado [SEEC], levará para Florianópolis [Santa Catarina] o estudo e resultados alcançados nos CEIs [Centro de Educação Infantil] de Descalvado, a serem apresentados no 5º GRUPECI – Seminário de Grupo de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, no período de 06 a 09 de dezembro desse ano.

“O desenvolvimento infantil é um processo complexo que integra várias dimensões entre elas a cognitiva, motora, emocional e social, no qual os primeiros anos são decisivos . Estudos atuais de várias áreas apontam as ações lúdicas, tais como a brincadeira de alta qualidade, o jogo de ação e reação, os jogos do exercício, simbólico e de regras, as brincadeiras com diferentes objetos, jogos construtivos e de regras entre outros, como experiências singulares para a formação integral da criança”, diz parte do texto da pedagoga inscrito no seminário.

Segundo ela, o objetivo dessa pesquisa foi a formação de equipes de cinco Centro de Educação Infantil – CEIs Municipais de Descalvado, por meio de estudos teórico-práticos para a seleção, organização, usos e avaliação dos objetos lúdicos junto às crianças de 4 meses a 3 anos.

“A pesquisa de abordagem qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-formação com inspiração nos trabalhos de Becchi e Bondioli [2003], na qual diferentes observadores [proponente do projeto, gestores, professores, monitores e equipe da Secretaria Municipal de Educação], se aproximavam da realidade dos CEIs, a fim de levantar indicadores de avaliação que possibilitassem o crescimento da consciência das equipes das CEIs em relação às práticas do seu próprio fazer educativo”, segue o texto da pedagoga.

De acordo com o trabalho de Kobayashi, os sujeitos envolvidos – equipes CEIs participaram de encontros regulares planejados entre professores, gestores em Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo [HTPC], momentos nos quais realizavam reflexões com base nas necessidades e nos interesses levantados em encontros mensais com a formadora externa, para reflexões sobre os fazeres e saberes da prática escolar, a fim de se verificar, suas necessidades formativas para a observação, registro e avaliação do uso dos objetos lúdicos no cotidiano das creches . “A opção pelas ações lúdicas deve-se ao fato de ser a linguagem privilegiada e usual da criança, assim, se queremos uma equipe que escute, investigue e aprenda em uma perspectiva da prática pedagógica centrada na criança”, explica a pedagoga.

Os encontros de formação foram a ocasião para o levantamento das necessidades formativas dos professores e monitores de CEIs, que teve início com a caracterização das equipes de creches quanto à sua função nas unidades, formação inicial e percurso profissional e memória lúdica quanto aos seus conhecimentos sobre as brincadeiras e jogos infantis.
As análises descritivas e interpretativas desses dados foram elementos introdutórios para o início da formação dos educadores e ponte para os estudos formativos, que ocorreram posteriormente, sobre o brincar dos agrupamentos aos quais eles eram os adultos referência.

Os encontros de formação ocorreram de 2013 a 2015. Tendo sido avaliados pelo Programa Primeiríssima Infância. Os resultados apontam as alterações na valorização da ação lúdica pelos participantes, bem como mudanças relativas ao uso de procedimentos, materiais, espaços e metodologia utilizada nas ações de cuidar e educar as crianças realizadas pelos educadores.

“Os estudos atuais estão diretamente relacionados à participação dos pais e da comunidade para a construção de espaços de brincar que envolvam crianças e adultos”, encerra o tema a ser apresentado em Florianópolis.

Foto: Pedagoga responsável pela formação de educadores em Descalvado apresenta estudo em Florianópolis





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados